Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

Polyana Feitosa é a preferida pelos pombalenses, segundo enquete realizada pelo Blog de Shalako Tavares

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Durante dois meses nosso blog ( www.shalakotavares.blogspot.com ) perguntou aos leitores:

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeita de Pombal?

A pré-candidata pelo PT, Pollyana Feitosa (foto, à esquerda), viúva do Prefeito Jairo Feitosa, obteve 65% dos votos da enquete. Do outro lado, a pré-candidata Mayene Van (foto, à direita), que é apoiada pelo deputado peemedebista Dr. Verissinho, conseguiu a marca de 28% dos votos dos leitores. Já 3% disseram votar Branco ou Nulo, e 4% responderam que ainda estavam indecisos.

O blog já tem uma nova enquete, e pergunta:

Quais dos vereadores que atualmente compõem o legislativo municipal de Pombal não merecem o retorno ao cargo?

Nesta enquete o leitor poderá votar em quantos achar necessário.

Fiquem a vontade e façam bom proveito.


Viva a liberdade de expressão!!!


Leia o post na íntegra >>

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O VEREADOR QUE AMEAÇOU SHALAKO
É MESMO UM FILHO DA MÃE
Emudeçam todas as vozes, derramem todas as tintas, acorrentem as palavras e, se ao final ainda restar um gesto que seja, cortem as mãos e a língua daqueles que ousam falar verdades a respeito dos bobos da corte e arlequins do rei, ou versejar verdades contra seus asseclas, pois, em alguma esquina olhos e ouvidos do rei espreitam aqueles que ousam tirar, através das palavras, as vestes de sua majestade.

Recebi na manhã de hoje a notícia que um certo vereador ameaçou de morte um dos editores e criadores do informativo "A guilhotina" editado por estudantes da cidade de Pombal. Se não me falha a memória foi o mesmo sujeito que agradeceu a Deus pela morte do então Prefeito Jairo Feitosa. Segundo o texto, o fato não foi consumado por que sua genitora [mãe do vereador] pediu que não o fizesse. Pelo menos agora sabemos que se trata de um filho da mãe.

Mas, devemos também lembrar a este vereador que Shalako é também um filho da mãe do pai, dos tios e dos irmãos e que, mesmo se ele, o vereador, fosse um homem completo, o que não é verdade, o Shalako não derramaria suas tintas ou emudeceria sua verbis.

O terror, o medo a repressão tem de fato a finalidade de calar a voz do povo ou dos que vez por outra abrem uma fresta na venda que tapa a visão do sofrido povo que não quer perceber que são representados politicamente por vagabundos que não gastam uma palavra sequer em defesa deste sofrido povo.

Prefeitos, deputados e vereadores que só passam para pegar seu gordo salário, enquanto que o povo continua sem acesso as riquezas produzidas pelo Estado e, se alguem ousar abrir os olhos do povo ainda corre o risco de ser alvejado em praça pública.

Deste episódio, que tenta levar Pombal de volta "a lei dos brilhosos anéis do coronel" uma certeza podemos ter: A guilhotina tem cumprido seu papel.

Outra certeza é que eles tinham e têm medo da verdade ao ponto de querer calar os instrumentos que estão puxando o véu do obscurantismo, e tirando da escuridão da desinformação os que eram mantidos na ignorância pelos que não querem a propagação da instrução e do conhecimento por os considerarem um perigo para seus interesses particulares.

Queremos acreditar que as ameças do vereador ao editor do informativo "A Guilhotina", ameaças estas que tem tirado o sono do Doutorzinho, ao ponto de ter que chorar no colo da sua sexagenária mãe, como se fora um menino mimado que está prestes a perder o doce, é apenas mais um "bate pé" que se faz para ver se a assombração vai embora. Porém, não custa nada as autoridades da cidade de Pombal chamar o feito a ordem, mesmo por que o Shalako não vai se calar e, pelo receio e medo do vereador, muita coisa ainda tem a ser dita e escrita e, sendo assim, muita tinta ainda vai ser gasta até que o povo entenda o que vem acontecendo na politica, se isto o é, na cidade de Pombal.

Ecoem todas as vozes, gastem todas as tintas, libertem as palavras em nome da livre expressão e, se ao final ainda restar um gesto que seja, em ameaça a liberdade de expressão e o direito que tem o povo de buscar sua liberdade, que cortem as mãos a língua e o pescoço daqueles que ousam impedir a macha das mudanças.

Se assim o for, que seja " A guilhotina" o instrumento destas transformações; e que o sangue a ser derramando seja apenas o das "lágrias de sangue" dos que estão prestes a perder, mais uma vez, esse doce tão ambicionado.

Por Jerdivan Nóbrega Araújo

NÃO ENTENDEU? Então clique aqui


Leia o post na íntegra >>

HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO DO POVO DE POMBAL



*Autor: Denis Pereira

Leia o post na íntegra >>

A GUILHOTINA ESTÁ MAIS AFIADA

sábado, 26 de janeiro de 2008

Foi lançado hoje, dia 26.01.2008, a 2ª edição do informativo independente “A Guilhotina”.

Como dito na edição de apresentação, o informativo tem como objetivo "desvendar para os leitores desconhecedores e aguçar os sentimentos dos que já conhecem um dos grandes segredos do universo pombalense”.

O referido informativo tem a participação de estudantes, servidores públicos, escritores,e até, um dos membros da Academia de Letras Jurídicas da Faculdade de Direito de Sousa (UFCG), que expõe seu pensamento, através de textos, sobre a atual situação política do município de Pombal.

Depois da 1º edição, o informativo trás a 2º edição recheada de textos ainda mais desafiadores, retratando de forma nua e crua a política da nossa queridaPombal.

Como fizemos com a 1ª edição, os textos desta nova serão publicados neste blog.

A versão digital do informativo (em pdf) poderá ser solicitada pelo leitor através do e-mail: aguilhotinado15@yahoo.com.br.

Viva a liberdade de expressão!!!


Leia o post na íntegra >>

É POSSIVEL SEPARAR O BEM DO MAL

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Derrubaram o muro!

Derrubaram tudo e ainda pisaram a grama e as flores que insistiram em crescer por entre as frestas deste muro.

A poeira de cimento e lágrimas, como na música, encobriu os olhos, os semblantes e as vergonhas dos que se aglomeravam para assistir a queda do muro metafórico que um dia delimitava a moralidade, o respeito, o caráter, a decência a virtude e a honrar destes políticos medíocres.

O nosso povo, que a tudo assiste pasmo e calado, espera que a deusa do esquecimento não os abandone, como o caráter e a honra abandonaram seus representantes na casa Avelino Elias de Queiroga.

Soubessem eles quem foi Dr. Avelino Queiroga, patrono daquela casa, teriam um pouco mais de respeito. Certo é quê, o que se faz na calada da noite, é soprado ao ouvido do povo pelos querubins da verdade que ainda insistem em acreditar na velha terra de Maringá.

O velho Chico Pereira, Paulo Pereira, Ruy Carneiro, Janduy, Dr. Atêncio, Dr. Avelino, Jovem Assis, José Benigno de Sousa e outros políticos que foram o alicerce e a coluna principal que manteve este muro de pé, já não mais estão entre nós. Eram pessoas que sabiam fazer política com respeito aos adversários e ao povo. Nenhum destes, sendo vencedores ou derrotados, fechavam as portas da suas residências ao povo, fosse ele seguidores ou adversários.

Lembro que quando um dia Chico Pereira foi questionado por um correligionário por ter dado emprego de professora a uma filha de um adversário político do grupo por ele liderado, a resposta sabia foi a seguinte:

-- Os que estão com a gente são nossos amigos; os que estão com nossos adversários não são meus inimigos.

Hoje se tratam como inimigos quaisquer eleitor ou cidadão que se oponha ou se coloque no caminho entre as mentiras desmandos ou uso indevido do poder como, por exemplo, subjugar pessoas ou desrespeitar as dores alheias na despedida dos seus mortos.

Dizia-se que Chico Pereira era uma "raposa na política". Só que o sentido de "raposa" era por ele ser astuto, esperto e vivo na arte de fazer política e nunca por tentar humilhar ou subjugar os eleitores. Vejam que eu estou afirmando que os políticos subjugam e humilham os eleitores e nunca seus pares: estes eles simplesmente mandam surrar ou aplaudem quando são exterminados.

Não tenho noticias que Dr. Avelino ou Dr. Atêncio tenha deixado de atender um paciente por este ser desta ou daquela legenda. E olhe que na Pombal da década 1960 e 1970 as pessoas tinham "tatuados" em suas testas o grupo ao qual pertenciam politicamente.

Até duvido se hoje Dr. Fulano ou Dr Ciclano receberia em seu consultório médico odontológico um eleitor de Polyana.

Já vi e ouvi muitos foguetões espocarem e iluminarem os céus de Pombal, seja a mando de Chico Pereira seja a pedido de Dr. Avelino e isto sempre festejando acontecimentos políticos como a chegada de um Governador ou de um Senador a nossa cidade. Porém, não tenho notícia que estes homens de moral e caráter tenham iluminado os céus de Pombal em comemoração a morte de um inimigo político.

Isto só veio a acontecer por que não mais existe aquele muro que delimita o respeito pela pessoa humana e pelas famílias.

O poder tem embargado a visão dos políticos de Pombal. Não se trata, infelizmente, da busca do poder para querer fazer pela cidade e sim pela vaidade de ter em suas mãos a força de uma caneta. Algo assim como faziam os senhores de engenho, que extraiam do suor dos seus escravos toneladas de açúcar e lhes negavam a garapa da cana. Quantos negros perderam os dentes por serem flagrados chupando um talo de cana no meio do eito por eles plantado? É esse o poder que se busca em Pombal.

Este muro que nos separa da mesquinharia deve ser erguido novamente para que, de uma lado fique, no esquecimento, os políticos medíocres e do outro os que ainda deles pode-se aproveitar algo de bom.

Este muro só pode ser erguido com a mão de obra do eleitor, alicerçado na argamassa do voto.


Por Jerdivan Nóbrega Araújo

Leia o post na íntegra >>

O QUE DISSE ABÍLIO?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O presidente estadual do PTB, deputado federal Armando Abílio, revelou que o presidente Lula (PT) tem interesse especial na eleição da ex-primeira-dama de Pombal, Poliana Feitosa (na foto com Lula), viúva do prefeito Jairo Feitosa.

Poliana deve ser candidata a prefeita de Pombal pelo PT e, além do apoio do presidente Lula, terá o apoio Armando e do também deputado federal Luiz Couto (PT).

Armando Abílio disse que esteve no Palácio do Planalto com Luiz Couto, atendendo convite do chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, que registrou aos dois um pedido de Lula: que o PTB indicasse um candidato a vice de Poliana.

Conforme Armando Abílio, Gilberto Carvalho disse que o presidente tem interesse na eleição da viúva de Jairo.

“Gilberto Carvalho sugeriu o nome de Ozeas Martins, presidente do PTB de Pombal, como candidato a vice de Poliana”, declarou o deputado petebista. Armando Abílio disse que perguntou a Gilberto Carvalho qual o interesse do presidente na eleição da viúva de Jairo.

“Ele me disse que aconteceu um fato que sensibilizou o presidente. Foi quando 15 famílias de Pombal devolveram o cartão do Bolsa-Família, dizendo que não precisavam mais. E o presidente promoveu uma solenidade no Palácio do Planalto, oportunidade em que a primeira-dama de Pombal levou cinco donas de casas, que entregaram os cartões ao presidente”, afirmou Armando Abílio.


Fonte: Jornal Correio da Paraíba (Edição de 21.01.2008)

Foto: Obeaba do Sertão

Leia o post na íntegra >>

PT PARAIBANO EMPOSSA SEU NOVO DIRETÓRIO

domingo, 20 de janeiro de 2008

O Partido dos Trabalhadores - PT da Paraíba realizou na noite desta sexta feira, 18 de janeiro de 2008, na Federação do Comercio do Estado da Paraíba, uma das mais concorridas atividades políticas dos últimos anos. Com a presença de centenas de filiados, parlamentares, prefeitos e representações de todo o estado, além de políticos de outras agremiações a exemplo do Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho do PSB, do Deputado Federal Vitalzinho do PMDB dentre outros e outras e alguns telegramas e Fax’s como os do Senador Maranhão, Adalberto Fulgêncio e do Presidente da Câmara Arlindo Chinaglia, o Presidente eleito Deputado Federal Luiz Couto tomou posse e em seguida empossou todo o diretório eleito no ultimo PED realizado em dezembro de 2007. (...)

Logo após o Hino Nacional foi facultada a palavra ao Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho que iniciou o seu discurso falando sobre a importância do fortalecimento e continuidade do trabalho político e social iniciado pelo Prefeito de Pombal JAIRO FEITOSA “em memória” cuja esposa Polyana Feitosa que compunha a mesa dos trabalhos naquela oportunidade, bastante emocionada, haveria, junto com toda a base aliada, de dar continuidade. (...)

Também lembrando a obra realizada pelo saudoso prefeito Jairo Feitosa, Luiz Couto demonstrou todo o interesse em apoiar os companheiros da região em torno de um só objetivo: não deixar a obra se acabar.(...)



O auditório da Fecomercio, totalmente ocupado pelos petistas que aplaudem a cada nome anunciado.


O Deputado Luiz Couto chega cedo a Fecomercio para tomar posse a frente do PT paraibano. O Deputado foi eleito com mais de 63% dos votos.

A Viúva Polyana que tomou posse no novo Diretório Estadual do PT, bastante emocionada, não conseguiu conter as lágrimas quando da fala do prefeito Ricardo.

O Deputado Federal Vitalzinho do PMDB de Campina Grande era um dos mais empolgados com a festa do PT.

Na hora do Hino Nacional todos ficaram de pé e cantaram com a orquestra. Momento marcante.

O novo presidente do PT paraibano, Luiz Couto, defende mais compromisso para com o partido e unidade da base aliada. Luiz Couto inspirou-se em canções de Gonzaguinha e disse que no partido não há espaços para os infiéis e pessoas de comportamentos fraticidas.

O Prefeito Ricardo Coutinho muito descontraído no território petista se sentia em casa.

O Prefeito Ricardo Coutinho que tambem é presidente do PSB na Paraíba Se fez presente a festa do PT.






Leia o post na íntegra >>

O QUE RICARDO COUTINHO FALOU SOBRE POLYANA FEITOSA?

sábado, 19 de janeiro de 2008

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) [foto, à direita], causou o maior comentário entre lideranças petistas que prestigiaram, na noite desta sexta-feira (18), a posse do deputado federal Luiz Couto na presidência do PT na Paraíba.

Ricardo fez um elogio declarado à aliança do PT com o PSDB em Pombal e deixou muita gente com a pulga atrás da orelha.

Foi em referência à ex-primeira-dama de Pombal, Polyana Feitosa [foto, à esquerda], esposa do prefeito Jairo, falecido em acidente de carro no ano passado.

Filiado ao PT de Pombal, Polyana é a candidata do PSDB no município, tendo o governador Cássio Cunha Lima como apoiador.

“A aliança que vai garantir a eleição de Polyana em Pombal é o futuro da política paraibana”, disse Ricardo, quando fazia saudações à petista.

As especulações de aproximação de Ricardo com Cássio têm crescido a cada dia, permitindo até previsões de composição de chapa em 2010.

No resto do discurso, no entanto, o prefeito apenas destacou ações das administrações do PT, a exemplo do Orçamento Democrático.

Fonte: ClickPB

Deram destaque a matéria:

O blog de Hermes de Luna

Liberdade 96 FM


Leia o post na íntegra >>

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008


O Ministério Público Federal em Sousa (PB) ajuizou Ações de Improbidade Administrativa contra os ex-prefeitos de Pombal, Aparecida e São José de Caiana por desvio e malversação de verbas federais. As ações foram propostas pelo procurador da República Victor Veggi.

Abmael de Sousa Lacerda, ex-prefeito de Pombal, foi acusado de praticar irregularidades num convênio para implantar um programa de capacitação e valorização do corpo técnico e administrativo da Secretaria de Limpeza Urbana. De acordo com o relatório, os objetivos visados pelo convênio não foram alcançados, não constando ainda o repasse de verbas federais destinadas especificamente a esses fins. Uma das irregularidade encontradas diz respeito à cartilha apresentada pela prefeitura, que, claramente, não foi destinada aos moradores do município. O texto traz explicações sobre 'coleta de praias e rios', porém Pombal não é uma cidade litorânea.

(...)

O procurador Victor Veggi pede a condenação dos ex-prefeitos ao ressarcimento integral do dano causado e à perda do valor acrescido a seus patrimônios. Além disso, os ex-prefeitos perderão a função pública que porventura estejam exercendo à época da sentença e terão suspensos seus direitos políticos pelo período de oito a dez anos, dentre outras sanções presentes nas ações.

Em dois meses, o Ministério Público Federal em Sousa entrou com oito Ações de Improbidade Administrativa envolvendo os ex-prefeitos de Ibiara, Pombal, Monte Horebe e Aparecida.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Geral da República

Leia o post na íntegra >>

RECADO A UM TIRADOR DE DENTE

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Poderíamos muito bem enviar-lhe este recado usando belas palavras, o que seria, sinceramente, bem mais fácil, mas não vemos nenhuma necessidade, pois o mesmo é destinado ao senhor, pessoa que se tem mostrado extremamente insignificante. O que pretendemos a partir de agora é tentarmos, repitimos, não usando das mais bonitas palavras, externar, com bastante sinceridade, o que sentimos e o que acreditamos que muitos pombalenses sentem nesse momento por sua pessoa.

Ó nobre homem (se assim o podemos adjetivar-lhe), quem pensas que és? Vossa excelência se achas uma grande pessoa, apesar da pequena altura? Achas que sua pobre imunidade garante-lhe o direito de execrar quem quer que seja? Achas que podes sair falando por aí quais quer coisas que lhe vêm à cabeça? Não se engane, medíocre homem!

Talvez tenha sofrido bastante nos últimos dias pelas palavras vomitadas por tua boca, ou talvez não. Nos últimos anos vem nos mostrando ser o que um dia lhe conceituou uma liderança política da cidade (que, inclusive, o senhor atualmente reverencia): Uma ave de rapina. Um macaco que pula de galho em galho, conforme a necessidade financeira. Um verdadeiro covarde que se esconde por trás de paletó e que tem como escudo uma tribuna.

Ó diminuto homem, talvez não saibas o significado de palavras como honra, caráter, virtude, brio, dignidade, coragem e decência. Talvez tenha apagado (se um dia teve), do dicionário da vida, palavras tão importantes que não apenas um político deve prezar, mais acima de tudo um homem. Acho que quando referimo-nos a Vossa Excelência, devemos escrever mesmo a palavra homem com "H" minúsculo, pois não vemos razão de fazer diferente. Talvez conheças palavras como prepotência, arrogância, covardia, pusilaminidade, traição, mesquinhez. Acreditamos que estas palavras não foram apagadas por ti do dicionário da vida, pois tens um ótimo professor.

Lembramos bem que a cada quatro anos, limpa nossas bocas sujas, para que não possamos ter uma fossa tão imunda quanto a que tens (talvez nos queira bem). Sabe, agradecemos bastante por tudo que tem feito pelas nossas cavidades bucais, e hoje reconhecemos o quão grande foi o seu esforço para que nós não nos tornemos pessoas como o senhor.

Talvez daqui a algum tempo, devido a nossa pouca memória (somos brasileiros), tenhamos esquecido tudo o que fomos obrigados a escutar quando o senhor pensou que nossos ouvidos eram grandes pinicos, onde se pode depositar os excrementos políticos e pessoais. Talvez tenhamos esquecido. Talvez o elejamos novamente. Porque o senhor sabe: o tolete quando é grande não afunda, bóia.

É muito fácil falar de um Homem quando este não mais pode se defender, não é verdade?

Acreditamos que fizemos a nossa parte, apesar de achar que Vossa Excelência não fez a sua. Acreditamos que pagamos mais do que devia. Talvez o senhor não pense assim. Quem sabe, no momento oportuno, não possamos lhe dar o troco por tudo o que fez e pelo que vem fazendo.


Pela Equipe


Publicado no infpormativo independente "A Guilhotina" (1ª ed., dezembro/2007)


Leia o post na íntegra >>

DESABAFO DE UM LOUCO

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Minha extrema incompetência na arte da escrita é notória. Sou mais um daqueles que tentam enganar e deturpar os que muito trabalham pela a humanidade. Criticam-me pela pouca habilidade na composição de artigos e duvidam da minha lucidez.

Pareço mais um louco, é verdade!

Querem que seja verdade o que não é..., se fazendo de cegos ao que é óbvio, não usando o que mais precioso tem o bicho-homem: a racionalidade. Querem calar a minha voz. O estampido do grito não me perturba. Sou um plagiário. Tudo o que digo já foi um dia copiado por alguém. Todas as palavras são existentes.

Posso ser louco, ser cego. Posso ser mais um alcoólatra que vive vagando de bar em bar. Posso ser também uma grande prostituta e um dileto presidiário. Posso ser também a filha que foi estuprada pelo pai e tenta esconder tudo da mãe; a mesma que quando cresce “dá para vida”. Na realidade sou um ser que traz consigo os grandes estigmas de um sistema que você, a mesma pessoa que me empresta o nome de “ladrão de idéias”, acha bonito ver.

Quantas idéias foram-me emprestadas. Noites a fio e meu trabalho não passa de um “ctrl C-ctrl V”.

Amigo, não me critique por não pensar como você; não me critique por não falar: “Heil, my Führer”. Não falo expressões como essa por ser louco, mas por não acreditar nas idéias que diuturnamente são pregadas.

Sou um plagiário, é verdade. Sou mais um Drumond de Andrade que tenta tirar a pedra do meio do caminho. Sou mais um Lobato que acha que a Emília é corrupta e que o Visconde é apenas um sabugo de milho sem vida. Sou um Lewis Carroll, mas às aversas, pois, no fundo, acredito que Alice fez de seu país das maravilhas mais um amplo de perdição, mais um prostíbulo que sacia o prazer da famigerada “Indústria do Poder”. Sou, também, um Exuperry, por acreditar que a estrela cadente que poderia me levar a outro mundinho é a mesma que “vai brilhar para sempre”.

Não me critique. Sou feliz assim.

Sou mais um da “geração Coca-cola”. Acredito que sou, aliás, tenho certeza que sou, e mais, apesar de ser um momento oportuno, não quero cantar Vandré novamente, não quero cantarolar “Prá não dizer que não falei das flores”.

Luto, aliás, tento lutar. Isso faz parte da minha loucura. Dizem que sou louco por pensar assim. Acredito que louco é quem me diz, e não é feliz.

Se eu não lutasse, não haveria problema, pois, como você mesmo escreve, arranjo qualquer texto por aí e, depois disso, o subscrevo.

Queria não passar esta impressão que transpareço a você. Queria ser um Bertold Brecht e recitar o poema “O Vosso tanque General, é um carro forte”, como ele foi feito, desta forma: como ele ompradoruídaea vocar. minha loucura. onder tudo da ma

O Vosso tanque General, é um carro forte
Derruba uma floresta esmaga cem Homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista
O vosso bombardeiro, general
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.
O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito-
Sabe pensar

Para quê recitar... pensar? Sou mais um louco dessa vida de meu Deus. Mais um daqueles que tentam fazer alguma coisa, além de cruzar os braços, como faz você.

Sou insistente, isso faz parte do comportamento de um louco, passo em sua homenagem “O Analfabeto Político” de Brecht, assim:

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo

Posso ser louco e plagiador, e o que você quiser mais que eu seja. Mas de uma coisa eu tenho certeza: sou corajoso. E não venha querer dizer-me que sabe como acabam os corajosos... pois te direi como acabam os covardes!

Sou brasileiro: Sou mais uma Maria, mais um João, mais um Severino, mais um José, mais um Raimundo, mais uma Sebastiana, mais uma Francisca. Sou um pequeno ponto no nada, um cidadão esquecido no meio da multidão. Sou um plagiador, um larápio de pensamentos, e até mesmo mais um demente, esquizofrênico ou qualquer coisa do gênero, mas de uma coisa eu tenho certeza: apesar de escondido por trás de rabiscos, faço você refletir.

Por Shalako Tavares

Leia o post na íntegra >>

PASSATEMPO

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Responda as perguntas e a coluna principal revelará o nome do Deputado Estadual paraibano que foi condenado em 2007 pela Justiça Federal, em 1º grau, a devolver a bagatela de alguns milhares de reais aos cofres públicos e teve a cassação dos seus direitos políticos.


1 - 5 em algarismo romano.

2 - Obra construída em Pombal que foi embargada por indícios de irregularidades. Serve para enterrar mortos.

3 - Nome dado ao babão do Rei. Suas quatro primeiras letras formam o nome de um bloco do Pombal Fest.

4 - Terra de (?): Nome que, carinhosamente, é conhecida a cidade de Pombal.

5 - Nome do governador da Paraíba.

6 - Dr. (?): político covarde que agrediu o prefeito Jairo, um dia após a morte deste.

7- Radialista pombalense que sonha em ser vereador.

8 - Nome de um Estado nordestino que também é sobrenome de um senador paraibano.

9 - Humilde e (?): Como era conhecido por todos o prefeito Jairo.

10 - 1º nome do atual prefeito de Pombal.

*Publicado no informativo independente "A Guilhotina" (1ª ed., dezembro/2007)

Leia o post na íntegra >>

CARTA DE UM AMIGO EM CUBA

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008


Havana, 13 de outubro de 2007.

Nobre amigo Shalako,


É com grande alegria que escrevo esta carta para o amigo. É a primeira vez que estou me comunicando com alguém de Pombal, pois durante este tempo que estou aqui não tinha tido tempo para me comunicar com ninguém.

As coisas aqui estão boas, apesar de todas as dificuldades estou me dando bem em Cuba. Já fiz muitos amigos, estou dividindo um apartamento com alguns colegas e pouco a pouco estou me acostumando ao novo estilo de vida. Faltam apenas 30 dias para concluir a especialização que estou fazendo por aqui. Não vejo a hora de retornar a terrinha e contemplar o progresso que vinha se instalando em nossa cidade.

No início de Agosto, quando saí de Pombal, nossa terra tinha 17 especialidades médicas. SAMU e farmácia popular não eram mais novidade. Tinha sido instalada a cozinha comunitária, aliás, cozinhas comunitárias, pois eram mais de uma. Tive eu, o enorme prazer de fazer uma refeição lá e constatar que a comida era boa de verdade, sem falar que era muito barata.
Como estão as coisas por aí? O laboratório de próteses dentárias foi inaugurado? E o projeto nutrir? O SAMU já tem base em Pombal? Quero que você me fale tudo, pois estou ansioso para saber como anda a minha terra.

Pombal deve ter crescido muito neste tempo. Acho que as construções estão a todo vapor, afinal de contas, a o Campus da UFCG trazido por Jairo carrega consigo um grande leque de desenvolvimento.
Ah! Shalako, me diz como anda a política a nível de Paraíba. O Deputado da cidade trouxe algum projeto importante? E o Deputado Federal que fez dobradinha com o mesmo está trabalhando por Pombal? Quero que me conte tudo, afinal de contas, eles devem estar representando nossa cidade muito bem. Pombal cresceu muito e tenho a certeza de que continuará crescendo.

Estou ansioso para tomar um banho no Rio, aliás, não conheço água melhor do que aquela. Sem falar do nosso povo, que é o mais acolhedor de todo o Planeta. Estou orgulhoso de Pombal. A cidade está com outro ar..., assim, amigo, a Democracia está reinando de verdade, juntamente com a HUMILDADE E O TRABALHO, associado ainda com o respeito e a ética. Isso é muito bom! Não existe perseguição política a ninguém, afinal de contas, a Prefeitura está trabalhando para todos.
Não se conta o número de famílias beneficiadas com os terrenos que Meu amigo Jairo doou.

Sabemos que a vida de muitos pais e mães de família irá melhorar com a sua própria moradia, sem falar das casas que serão doadas. As famílias já estão em suas casas? Os terrenos já apresentam construções?
Como é que sua esposa está? Quando sai de Pombal ela estava começando uma gestação. Lembra do adesivo que dei a ela? Vocês colaram? Tem muitos adesivos deste por aí? Eu me lembro, que logo quando mandamos fazê-los poucas pessoas usavam, porém, quando viajei já eram muitos os adeptos da atual administração que expressavam a sua satisfação colando os adesivos.

Os vereadores, como estão se comportando? Estão trabalhando para o povo? Aquele vereador, o que tem Dê erRe no nome anda proferindo discursos bonitos? Shalako, vou ficando por aqui. Espero que você me retorne esta carta. Faço votos que Pombal continue crescendo e que a vida do nosso povo melhore a cada dia. Um forte abraço. Fique com o Pai. Lembranças para a sua Família.

Do amigo Thiago Gomes


*Publicado no informativo independente "A Glihotina" (1ª ed., dezembro/2007)

Leia o post na íntegra >>

A PATOLOGIA POLÍTICA POMBALENSE

domingo, 6 de janeiro de 2008

O que diria o magnífico educador Paulo Freire em relação ao absurdo político impregnado na cidade de Pombal, uma cidade comandada e conduzida por linhas e fibras, mas não linhas e fibras dos ideais sócio-políticos, mas sim por linhas e fibras da subordinação baseada no temor, do qual “desconhecemos”? E se é por linhas e fibras governadas, não tenho o porquê de dizer que é um fantoche, aliás, nem as marionetes são tão submissas como este atual prefeito!

Sinceramente, como escritor, tenho saudade da política do nosso querido Jairo Feitosa, estando entrelaçada pelas linhas do caráter e do bom-senso, promovendo assim o desenvolvimento e o senso crítico no município abençoado por Deus.

Ora! Vou ser bem direto, mesmo sem ter a necessidade de citar os nomes, ou melhor, o nome do homem que manipula esta situação ditatorial que nos causa repúdio e escárnio, já que sua prepotência e arrogância são famosas, por todos aqueles que o conhece, bastando apenas verificar seu comportamento diante dos fatos lamentosos. Que fique bem claro (não falo da tragédia do certo prefeito, pois tenho mais o que falar) que o tal foi diretamente responsável por exonerações injustas, bem como o rompimento das políticas sociais que beneficiavam inúmeras pessoas.

Este cidadão, que recebeu a confiança da população pombalense e hoje pensa que é dono dos seus destinos, como se fosse o rei diante dos bobos, mesmo sem ser o majoritário, chefia, pois existe um fracassado que o obedece. E todo reinado sabe disso, apenas tem medo, pois o nosso Rei é “doutor-político” de perseguição e artimanhas nocivas.

Vixe Mainha! Rainha!

Mainha, terminologia tão singela e carinhosa, mas será que esta Mainha está pronta pra cuidar dos seus filhos? Uma Mainha apenas para garantir o reinado? Porém, é óbvio que esta Mainha não tem competência de ser mãe, a não ser que seja uma mainha que, imperativamente, force uma indecência materna, logicamente, em nome da coroa do Rei!

Portanto, sabemos que a população pombalense não precisa de uma Mainha, precisamos de um padrasto, já que nosso Painho se foi... Mas um padrasto que não seja dominado por um Rei perverso e que suas linhas estejam direcionadas ao bem-comum, e não à vontade do faraó convencido.

POMBAL É DOS POMBALENSES!

Fazendo assim minhas considerações, espero que a educação política e o consenso lógico e racional se façam presente na mente que cada cidadão. Não temos o que temer mesmo que o Rei quotidianamente venha nos ameaçar... Revolução! Para tanto, respeitando sempre a memória do nosso querido Jairo Feitosa.

Não tenho medo da Majestade em decadência.

Por Eraldo Pordeus

Publicado no informativo independente "A Guilhotina" (1ª ed., dezembro/2007)


Leia o post na íntegra >>

UM OLHAR SOBRE A NOVA ADMINISTRAÇÃO

sábado, 5 de janeiro de 2008

Por José Vieira (foto)

Quem já estava acostumado ao estilo democrático e participativo de administrar do Prefeito Jairo Feitosa, foi pego de surpresa diante do modo autoritário e perseguidor da nova administração.

Além da maneira sórdida e cruel com que agiram por ocasião da posse, num desrespeito desumano a família e aos amigos do Prefeito morto tem sido patente a obsessão de denegrir e desconstruir a imagem de Jairo, o que só tem causado indignação e protestos da população em geral, têm sido cruéis também na sanha perseguidora e no tratamento com mão de ferro que tem sido dispensado a ex-auxiliares e fornecedores da administração passada, chegando ponto de levá-los as barras da justiça com todo tipo de denúncias infundadas.

Era de se esperar que a pressa da nova administração fosse no sentido de mostrar trabalho, pois para isso tem muito pouco tempo pela frente e também de honrar os compromissos existentes que afinal não são da pessoa de Jairo e sim da Prefeitura. Mas afinal não parece ser esse o projeto dos novos gestores, as ações por si só falam.

Nas comemorações dos noventa dias que estão a frente da Prefeitura, tiveram para mostrar a conclusão do calçamento da rua do Bar da Galinha que Jairo tinha deixado bem adiantado, recursos que tinham sido adquiridos pelo Deputado Luiz Couto e dois ou três carros comprados ou consertados. Não era apenas isso que a população almejava. Esperava muito mais com certeza, pois recursos vem com abundância, isso fica muito claro quando vemos tudo que Jairo conseguiu fazer no período em que ficou lá. O que tem se observado, é que só os serviços básicos como limpeza das ruas e rodagem tem sido feitos, mesmo assim, precariamente.

O que pode se perceber é que os novos gestores não estão preparados para administrar uma cidade do porte de Pombal, principalmente para dar continuidade à uma administração exitosa como a do ex-prefeito Jairo Vieira Feitosa.

Leia o post na íntegra >>

RESPOSTA AO ARTIGO DE DENIS PEREIRA

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008




Diante do texto enviado-me no dia 21 de novembro de 2007 (aqui), e com o "nó na garganta" que me causou desde que o li, vejo-me numa situação que não poderia de forma alguma deixar de respondê-lo.

Em primeiro lugar agradeço-lhes, como você mesmo expôs, pela sinceridade nas palavras tecidas em cada linha.

Em segundo lugar, sobre o de eu ser bochechudo, não vejo problema algum nisto. Pois afinal é melhor ter bochechas salientes a ter uma cara de pau que alguns têm, como muitos que se dizem fazer a diferença, mas que na realidade a diferença que fazem é lutar pela implantação de um política barata, de perseguição e mesquinharia, não é verdade?!

Sou chato e inconveniente, e daí? Metralhar o reinado do mal e um rei em decadência, meu amigo, não tenho esta pretensão. O que quero mostrar é o que para mim é óbvio há muito tempo.

Que bom que você entendeu a história das empregadas. Mas é uma pena que muita gente pensa que não é assim que deve ser: o político é o nosso empregado; pagamos impostos que nos custam, aproximadamente, 05 meses de trabalho no ano. E esses mesmos políticos tentam nos iludir com frases como “trabalhar demais”, imaginando que somos, talvez, seres irracionais. Meu amigo Denis, não sou mal intencionado em meus textos, trago toda lucidez possível que um “rapazinho, um jovem mancebo” pode trazer.

Achar que as pessoas “vão começar a refletir” sobre os desmandos e descasos de tudo isso que se tem noticiado não é minha aspiração. Acho apenas que a venda posta nos olhos de muitos estão começando a cair e não porque eu venha, ultimamente, escrevendo sobre a política em nossa cidade, mas porque os mesmos que colocaram as referidas vendas, “atiraram contra o próprio pé” e começaram, eles mesmo, a desatar o bendito nó das vendas.

Não ligo se o que escrevo irá prejudicar, de algum modo, o nosso município, e muito menos se um império vai continuar, pois não sou um adepto do sistema imperialista, nem, muito menos, monarquista. Sou adepto sim, do sistema republicano democrático, onde não há necessidade de ir até um castelo para suplicar a seu ninguém, por exemplo, um frasco de dipirona.

Sobre o exército de perseguidores covardes e impiedosos que o rei poliu e amamentou ano após ano nas regradas tetas do poder? Não são “bichinhos e coitados”, meu caro. São covardes e traiçoeiros, isto sim. Eles vêem como única possibilidade de crescimento de um reinado fadado ao fracasso a injúria, a difamação e a calúnia...Perdoa-lhes, Senhor, eles não sabem o que fazem!

Tomar terrenos de gente desempregada e sem moradia, humilhar pessoas inocentes por conta de contratos que custam à alma e realimentam o sistema não é novidade, meu caro. Na realidade não consigo entender a sua surpresa. Estas barbáries não vêm de hoje. Talvez tenhas esquecido de fatos acontecidos num passado não muito remoto, como é o caso dos atendimentos pré-agendados com uma pessoa que se autodenomina "rei", onde se fazia necessário anotar número de título eleitoral (prá que?).

Não há necessidade de ter piedade com quem não faz jus a isto. E as mentiras tantas vezes pregadas, os contos da carochinha? Não sei onde devam contar, talvez em outro terreiro, para outras "pessoazinhas".

Na realidade já pensei quão grande deve ser a dedicação para se chegar aos pés do rei. Meus pais liam bastantes estórias de reis e rainhas na minha infância. Existiam os bobos da corte que tinham uma única tarefa: entreter o rei. E numa daquelas (estórias), um certo bobo foi jogado no calabouço, por não ter a competência necessária para fazer o rei soltar boas gargalhadas. Pergunto: será que alguém tem medo de castigos como este? Parece que sim, porque, simplesmente, o presente pelo divertimento de um rei pode ser comparado hoje, por exemplo, a um emprego público, e que não tiver competência bajulatória será jogado na rua da amargura (é assim que funciona).

Sobre o seu amigo, aquele que tem no apelido poucas letras, sei quem é. Um amigo meu, disse-me que um dia quando conversava com o mesmo, depois de tantas doses de certa bebida, ele tomou a chorar e lamentar de uma discussão que havia enfrentado com um certo rei-eterno, quando este disse-lhe que teria um pequeno curral eleitoral e por isso o havia preterido a um certo cargo político que desejara ocupar. É a isso, a este tipo de atitude que você chama de renunciar convicções? As convicções de pessoas como estas são resumidas a desejos por um cabide de emprego.

Quase doutor, não, Dênis. Pode chamar de Doutor. Não que eu seja pretensioso, mas porque quero tratamento igualitário. Tem gente por aí que nem terminou curso ainda e é chamado de doutor apenas por andar, ultimamente, com uma mera gravata pendurada no pescoço. Mas deixa isso prá lá, talvez para esse tipo de gente, “os doutores da vida”, gravata deva ser sinônimo de uma mera expectativa de conclusão de um curso superior.

Sobre aquela professora que falou: "Meu sonho é ver a cabeça de Shalako bolando pelas calçadas". Não sabe a pobre educadora que apesar dos pesares, há muito, a guilhotina já deixou de ser instrumento de capitação de seres humanos. Afinal, o absolutismo foi derrubado! Ou será que ela quis falar sobre um tal decreto? Mas nunca trabalhei na prefeitura para ser guilhotinado...apesar de ter passado entre as primeiras colocações no concurso público. Sei lá o que pensam essas “mentes brilhantes”.

Pessoas infectadas por aqueles meus folhetins...essa foi boa. Faz-me até rir. Na realidade as pessoas estão acordando de um sonho; estão começando a perceber que o sonho, na realidade, é um terrível pesadelo; que a ditadura é um péssimo sistema de governo, não apenas por ferir os ideais democráticos, mas, também por retirar a dignidade da pessoa humana. Ou você acha que se prostrar a um sol escaldante numa fila enorme, a fim de buscar uma feira de emergência, e que esperar das 8h até ás 13h, a fim de pedir uma “autorização” para buscar remédios pagos por nós mesmo, é dignidade?

Não entendo o porquê de meus textos serem perturbadores, pois não retrato nada além do que é racionalmente perceptível... talvez devam possuir mesmo algumas “verdades inconvenientes”.
Olhe! Em nome da amizade que tens as minhas tias Corrinha, Wanda e Zenite, e em nome da nossa amizade, tenho um pedido a lhe fazer: não torne a suplicar-me paciência com o reinado. Ele não está acabando, ele já acabou.

Acredito que não basta a imprensa paraibana "meter o pau" no deputado sem proposta, o povo ridicularizar o rei na cara dele e no meio da rua, escândalos federais (e como você diz, “e bota federal nisso”) com aliados do rei (esses aliados seriam o do adeus e o seu amigo, o de poucas letras no nome?), os processos por desvio de recursos condenando este miserável e seus asseclas, a reprovação popular aos atos de plena insanidade de um homem desesperado assessorado por outros perturbados, cada um querendo fazer uma m*rd* maior que a outra para arrancar aplausos do rei, pois vejo que é chegada a vez do povo.

Meu amigo Dênis, toda esta lama que está sendo tornada pública, não é culpa minha. Não me culpe por isso. Quero hoje dormir em paz. Quero deitar-me, acomodar minha cabeça num travesseiro e ter bons sonhos, esperando, desde já, que a tempestade logo passe, pois ao final, já diz o popular, vem a bonanza; não é mesmo?!

Despeço-me, desejando-lhe um feliz 2008.

Viva a democracia! Abaixo a ditadura!

Por Shalako Tavares

Leia o post na íntegra >>