Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

ELEIÇÕES 2008: Contrastes em pesquisas realizadas em Monteiro

sábado, 27 de setembro de 2008

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Monteiro, realizada pelo Instituto IP4, de João Pessoa, aponta vantagem para para a atual prefeita, Dra. Lourdinha (PMDB), que seria reeleita com 45,48% dos votos, contra 39,68% de Dra. Edna (PSDB).

A pesquisa do IP4 foi realizada no dia 17 deste mês e está registrada no cartório da 29ª Zona Eleitoral, com o número 02/2008. Nela, Dr. Petrúcio (PT) tem 2,10%, brancos seriam 1,61% e nulos, 0,97%. O IP4 não detectou eleitores indecisos em Monteiro. Os que não souberam responder são 10,16%.

Já segundo pesquisa do Instituto Perfil (estimulada) realizada no início do mês e publicada no último dia 13, Dra. Edna tem 39,75% das intenções de voto, Dra. Lourdinha 32% e Dr. Petrúcio (PT), 1% das intenções de voto dos monteirenses. Os eleitores indecisos, segundo o Perfil, são 24%. E eleitores que se dispõem a vota nulo ou em branco são 3,25%.

Fonte: Jornal Correio da Praíba

Leia o post na íntegra >>

EM GUARABIRA, PRINCESA E PEDRAS DE FOGO PESQUISA PERFIL/CORREIO APONTA VITÓRIA DOS CANDIDATOS LIGADOS A ZÉ MARANHÃO

A segunda pesquisa Perfil de intenções (estimulada) de voto para prefeito de Guarabira aponta mais um empate técnico entre as candidatas Fátima Paulino (PMDB) e Léa Toscano (PSDB). Se a eleição fosse hoje, Fátima Paulino seria eleita com 42,75% dos votos. Léa Toscano ficaria em segundo lugar, com 42,50%. O candidato Melquíades João do Nascimento Silva (PSB) teria 1% e os votos brancos e nulos seriam 0,75%. Os eleitores indecisos são 13%.

A segunda pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 deste mês. Em relação à primeira pesquisa (estimulada), realizada no dia 21 de agosto, o empate permanece, mas as posições se inverteram.

Na segunda pesquisa, houve um crescimento de Fátima Paulino. Na primeira, ela tinha 40,75% das intenções de votos e Léa Toscano tinha 42,25%. Fátima cresceu 2 pontos percentuais. Léa Toscano cresceu apenas 0,25 ponto percentual.

THIAGO LIDERA EM PRINCESA

Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil no Município Princesa Isabel aponta o franco favoritismo do prefeito Thiago Pereira de Sousa Soares. Se a eleição fosse hoje, Thiago Pereira (PMDB) seria reeleito com 52,29% dos votos, conforme a consulta estimulada.

José Nominando Diniz, conhecido como Zé Nominando (PSDB), ficaria em segundo lugar com 40,29% Os votos brancos e nulos seriam 0,29%. Segundo o Perfil, os eleitores indecisos chegam a 7,14%.

PEDRAS DE FOGO REELEGERIA CLARICE

Se a eleição fosse hoje, segundo o Perfil (consulta estimulada), a prefeita Maria Clarice Ribeiro Borba (PMDB) seria reeleita com 53,14% dos votos. O candidato do PT, Derivaldo Romão dos Santos, conhecido como Dedé, ficaria em segundo lugar, com 31,14%.

O terceiro lugar seria do candidato do DEM, José Felinto de Sousa, conhecido como Pelé, com 1,15%. Os votos brancos e nulos seriam 1,43%. Segundo o Perfil, os eleitores indecisos são 13,14%.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba



Leia o post na íntegra >>

PESQUISA PERFIL/CORREIO: Alagoa Grande, Catolé e Itaporanga

Pesquisa Perfil publicada no Jornal Correio desta segunda-feira (22) indica que se as eleições fosse hoje em Alagoa Grande, o candidato a prefeito Antônio da Silva Sobrinho (PR) venceria com 43,43% dos votos.Em segundo lugar ficaria o candidato João Bosco da Silva Junior (PPS) com 37,71%, e em terceiro Professor Zeca (Dem) com 2,5%.

A pesquisa ainda aponta a porcentagem de eleitores que votariam branco ou nulo (0,57%) e indecisos (15,71%). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 202/2008.

Já na edição de ontem do CORREIO foi publicada a pesquisa para as prefeituras de Catolé do Rocha e Itaporanga.

Em Catolé, os dois candidatos a prefeito, Lauro Adolfo Maia Serafim (DEM) e Edvaldo Caetano da Silva (PTB), continuam empatados tecnicamente na preferência do eleitor.

Lauro Maia (Laurinho) tem 45,67% das preferências e Edvaldo está com 44%. A diferença em favor de Lauro Maia é de apenas 1,67 ponto percentual. Considerando uma margem de erro de 3,99 pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o Perfil, o quadro político está completamente indefinido em Catolé.

Já em Itaporanga, os dois principais candidatos a prefeito cresceram na preferência do eleitorado. De acordo com o Instituto Perfil, o candidato Djaci Brasileiro (PSDB) tinha 38,86% na primeira pesquisa (consulta estimulada), realizada no dia 28 de agosto, e passou para 43,71% na segunda, realizada no último dia 10. O candidato Audiberg Alves de Carvalho (PMDB) tinha 30,29% e passou para 33,71%.

A margem de erro da primeira foi de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na segunda, a margem de erro é de 5,22 pontos percentuais.

Fonte: Correio da Paraíba



Leia o post na íntegra >>

EM PICUÍ, SANTA LUZIA E ALHANDRA PESQUISA PERFIL/CORREIO APONTA VITÓRIA DOS CANDIDATOS LIGADOS A CÁSSIO

No Município de Picuí, a primeira pesquisa (estimulada) do Instituto Perfil, registrada no cartório da 25ª Zona Eleitoral, sob o número 01/2008, aponta favoritismo do prefeito e candidato à reeleição, Rubens Germano Costa (PSDB), conhecido como Buba.

Se a eleição fosse hoje, Buba seria reeleito com 57,14% dos votos. Em segundo lugar, ficaria o candidato do PMDB, João Batista Balduíno, com 31,71%. O candidato do PP, Severino Pereira Gomes ficaria em terceiro lugar, com 0,29%. Os votos brancos e nulos seriam 0,57%. E os eleitores indecisos, segundo o Perfil, chegam a 10,29%.

SANTA LUZIA: ADEMIR LIDERA COM 53,71%

Em Santa Luzia, o favoritismo é do deputado estadual e ex-prefeito José Ademir Pereira de Morais (DEM). Se a eleição fosse hoje (consulta estimulada), Ademir seria eleito com 53,71% dos votos, contra 27,43% do candidato Francisco Seraphico Ferraz da Nóbrega, conhecido como Chicão (PMDB). Os votos brancos e nulos seriam 4%. Segundo o Perfil, os eleitores indecisos são 14,86%.

Na consulta espontânea, segundo o Perfil, Ademir Morais aparece com 49,71% das intenções de voto. Chicão figura em segundo lugar, com 24,57%. Os votos brancos e nulos chegam a 4,86% e os eleitores indecisos são 20,86%. O Perfil ouviu 350 eleitores em Santa Luzia, nos dias 16 e 17 deste mês.

ALHANDRA: RENATO MENDES TEM 56%

No município de Alhandra, o prefeito Renato Mendes Leite (DEM) lidera disparado, com 56% das intenções de voto, segundo o Instituto Perfil. O candidato Wellington Russel Pereira, conhecido como Leto (PMDB), aparece em segundo lugar, com 18,86%. Em terceiro lugar, aparece o candidato Lídio Ferreira da Silva (PC do B), com 8%. O Perfil indicou 15,43% de eleitores indecisos em Alhandra. Se a eleição fosse hoje, somente 1,71% de votos brancos e nulos seriam registrados, segundo o Perfil.

Na consulta espontânea, Renato Mendes, segundo o Perfil, tem 47,71%. Leto está com 14,58% e Lídio tem 5,71%. Os votos brancos e nulos são 2,29% e os eleitores indecisos são 29,71%. A pesquisa do perfil em Alhandra foi realizada nos últimos dias 16 e 17.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba

Leia o post na íntegra >>

PESQUISA CONSULT APONTA LIDERANÇA DE ANDRÉ GADELHA EM SOUSA

A edição dessa sexta-feira (26) do Jornal da Paraíba trouxe os números da pesquisa Consult sobre as eleições em Sousa, apresentando um quadro de indefinição por causa do empate técnico registrado. Segundo os dados, o atual vice-prefeito André Gadelha (PMDB) tem 49,2% dos votos, contra 44% de Fábio Tyrone (PTB), 0,2% de Lúcio Matos (PPS) e 0% de José Cândido. Indecisos são 5,8% e brancos e nulos somam 0,8%.

Considerando apenas os votos válidos, André teria 52,7%, Fábio teria 47,1% e Lúcio Matos 0,2%.

Apesar da ordem de colocação ter permanecido a mesma, muita coisa mudou desde a primeira pesquisa, publicada no dia 26 de julho. Naquela oportunidade, André Gadelha tinha 39%, Fábio Tyrone tinha 35% e Lúcio Matos tinha 2,8%. José Cândido tinha os mesmos 0%, indecisos eram 16,6% e brancos e nulos eram 6,6%.

A primeira constatação que se pode fazer é em relação à drástica diminuição dos eleitores indecisos ou dos que pretendiam anular o voto. Somados os dois itens, quase 16% dos eleitores que não sabiam em quem votar ou não pretendiam votar em ninguém, agora já têm candidatos definidos.

Os dois principais candidatos cresceram muito na preferência do eleitorado, mas no final, quem parece que se beneficiou foi o candidato situacionista André Gadelha. A diferença, que em julho era de 4%, agora está em 5,2%. Por outro lado, quem se prejudicou foi Lúcio Matos: sua votação que já era pequena e estava em 2,8%, caiu ainda mais e agora está apenas com 0,2%.

Quando o assunto é rejeição, Fábio Tyrone aparece em primeiro lugar com 28% dos entrevistados que dizem não votar nele de maneira alguma. Em segundo está André Gadelha, com 20,6%. Lúcio Matos tem rejeição de 15,2% e José Cândido tem 8,2%. 1% dos eleitores disseram que não votariam em ninguém e 27% não soube responder ao questionamento.

Fonte: Portal Paraíba 1

Leia o post na íntegra >>