Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

QUAL O MOTIVO DE TANTO ALVOROÇO?

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Segundo o colunista do Jornal da Paraíba (JP) Sony Lacerda, em matéria publicada no dia 31.10.2007, o nosso Deputado se irritou com reportagem do JP, a qual e disse que “trabalha muito pelo Sertão da Paraíba”.
Nosso tão atuante Deputado Estadual repudiou o que fora publicado no dia 28.10.2007 pelo JP quando, sobre a atuação dos 36 parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado, o mesmo jornal elencou os feitos “extraordinários” dos nossos Deputados, e mostrou que o parlamentar pombalense estaria entre os três menos atuantes do legislativo estadual, sem qualquer apresentação de Projetos de Lei, Requerimentos ou, mesmo, solicitações de Sessão Especial.
Dois dias depois (30.10.2007) da publicação desta matéria no JP, segundo Sony Lacerda, “durante pronunciamento na tribuna da Assembléia, o líder do governo na Casa, Ricardo Barbosa [autor, segundo o JP, de 23 Projetos de Lei, 109 requerimentos e 12 solicitações de sessão especial], ao comentar a reportagem, criticou os oposicionistas, que, segundo ele, ‘vão à Assembléia apenas para criticar o governo do Estado e esquecem de produzir`. Neste momento, [o deputado pombalense] levantou-se da cadeira para contestar as afirmações do colega e disse que a matéria do jornal não corresponde aos fatos, pois ele ´trabalha muito pelo interior da Paraíba`”.
Depois de lida e relida a reportagem perguntei-me: Qual o motivo de tanto alvoroço do nosso deputado? Ora, o motivo de tanto alvoroço não entendo, pois o que foi publicado foram dados numéricos, e, mais, reais; baseados no sistema de informática da própria Assembleia Legislativa do Estado.
Compreenderia se naquela ocasião o deputado usasse os termos em seu pronunciamento como “TRABALHEI muito por Pombal”, pois acredito que isto sim, não que eu concorde, é que é o sentimento que traz consigo, e, de certo, reflete em muitos dos sentimentos de seus correligionários. Mas, respeitando sempre sua opinião, discordo, em todos os termos, quando o mesmo diz que “trabalha muito pelo Sertão da Paraíba”.
Discordo, em todos os termos, pois não vejo razão de não fazer tal coisa. O que o Senhor Deputado tem feito, por exemplo, pelo sítio arqueológico Pau de Leite, além de enviar requerimento ao IPHAEP (se enviou)?Será que atuação parlamentar deve ser confundida com atendimento médico ao público em sua residência? Atuação parlamentar nem de longe tem este significado. Segundo MORAES (2005), as funções típicas do Poder Legislativo são legislar e fiscalizar, onde ambas tem o mesmo grau de importância, e as funções atípicas constituem-se em administrar e julgar.
A atuação parlamentar do Deputado tem sido resumida a poucas e pequenas , para um Deputado Estadual, “ações”, as quais, talvez, a estas o mesmo tenha qualificado como “trabalhar muito”. Por exemplo, no mês de junho, o deputado participou do 3º João Pedro em São Domingos, e, por parte do Prefeito Cigano foi ressaltado “uma característica marcante do Dr. (...) que é estar presente no dia-a-dia dos interesses das cidades paraibanas”. Pergunto aos caros leitores, isto é atuação parlamentar? É isto que o Deputado chama de “trabalhar muito”, ir a uma festa?
Talvez quisesse o deputado alegar (inventando mais uma desculpa), que é membro da bancada de oposição ao governo estadual, ou mesmo que é “marinheiro de primeira viajem”, e pouco tem a fazer, como vem fazendo, pelo nosso estado e pelo sofrido povo da Paraíba. Mas tenho certeza que isto ele não vai inventar, pois tem o exemplo no próprio partido, como é o caso do tão atuante Deputado do PMDB Flaviano Quinto, também “marinheiro de primeira viajem”, que tem nada menos do que 19 projetos de Lei, 1.038 requerimentos e 01 solicitação de sessão especial.
O que foi feito pelo deputado diante da problemática envolvendo o esgotamento sanitário em Pombal além de um texto publicado no site de suas excelência? Talvez tenha o sujeito que escreveu aquele texto, também escrever um outro com o título parecido, tal como “Atuação do Deputado Pombalense: Um Grande Engodo!”.
Diante de uma atuação pífia e catastrófica, tenho em mente, que é chegada a hora do nobre parlamentar dizer em público que tudo não passou de um mau engano, e que agora vai começar a arregaçar as mangas e retirar das gavetas os projetos que fizeram parte das propostas durante das eleições de 2006. É por isto que torcemos!
Falta muito tempo ainda, mais de 03 anos, para mostrar o porquê de ter sido o preferido pelos eleitores de Pombal, e esperamos que o faça. O incansável deputado deve esquecer o passado (“porque quem vive disso é museu”) e demonstrar de uma vez por todas porque realmente “ELE FAZ A DIFERENÇA”.

Por Shalako Tavares

Leia o post na íntegra >>