Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O VEREADOR QUE AMEAÇOU SHALAKO
É MESMO UM FILHO DA MÃE
Emudeçam todas as vozes, derramem todas as tintas, acorrentem as palavras e, se ao final ainda restar um gesto que seja, cortem as mãos e a língua daqueles que ousam falar verdades a respeito dos bobos da corte e arlequins do rei, ou versejar verdades contra seus asseclas, pois, em alguma esquina olhos e ouvidos do rei espreitam aqueles que ousam tirar, através das palavras, as vestes de sua majestade.

Recebi na manhã de hoje a notícia que um certo vereador ameaçou de morte um dos editores e criadores do informativo "A guilhotina" editado por estudantes da cidade de Pombal. Se não me falha a memória foi o mesmo sujeito que agradeceu a Deus pela morte do então Prefeito Jairo Feitosa. Segundo o texto, o fato não foi consumado por que sua genitora [mãe do vereador] pediu que não o fizesse. Pelo menos agora sabemos que se trata de um filho da mãe.

Mas, devemos também lembrar a este vereador que Shalako é também um filho da mãe do pai, dos tios e dos irmãos e que, mesmo se ele, o vereador, fosse um homem completo, o que não é verdade, o Shalako não derramaria suas tintas ou emudeceria sua verbis.

O terror, o medo a repressão tem de fato a finalidade de calar a voz do povo ou dos que vez por outra abrem uma fresta na venda que tapa a visão do sofrido povo que não quer perceber que são representados politicamente por vagabundos que não gastam uma palavra sequer em defesa deste sofrido povo.

Prefeitos, deputados e vereadores que só passam para pegar seu gordo salário, enquanto que o povo continua sem acesso as riquezas produzidas pelo Estado e, se alguem ousar abrir os olhos do povo ainda corre o risco de ser alvejado em praça pública.

Deste episódio, que tenta levar Pombal de volta "a lei dos brilhosos anéis do coronel" uma certeza podemos ter: A guilhotina tem cumprido seu papel.

Outra certeza é que eles tinham e têm medo da verdade ao ponto de querer calar os instrumentos que estão puxando o véu do obscurantismo, e tirando da escuridão da desinformação os que eram mantidos na ignorância pelos que não querem a propagação da instrução e do conhecimento por os considerarem um perigo para seus interesses particulares.

Queremos acreditar que as ameças do vereador ao editor do informativo "A Guilhotina", ameaças estas que tem tirado o sono do Doutorzinho, ao ponto de ter que chorar no colo da sua sexagenária mãe, como se fora um menino mimado que está prestes a perder o doce, é apenas mais um "bate pé" que se faz para ver se a assombração vai embora. Porém, não custa nada as autoridades da cidade de Pombal chamar o feito a ordem, mesmo por que o Shalako não vai se calar e, pelo receio e medo do vereador, muita coisa ainda tem a ser dita e escrita e, sendo assim, muita tinta ainda vai ser gasta até que o povo entenda o que vem acontecendo na politica, se isto o é, na cidade de Pombal.

Ecoem todas as vozes, gastem todas as tintas, libertem as palavras em nome da livre expressão e, se ao final ainda restar um gesto que seja, em ameaça a liberdade de expressão e o direito que tem o povo de buscar sua liberdade, que cortem as mãos a língua e o pescoço daqueles que ousam impedir a macha das mudanças.

Se assim o for, que seja " A guilhotina" o instrumento destas transformações; e que o sangue a ser derramando seja apenas o das "lágrias de sangue" dos que estão prestes a perder, mais uma vez, esse doce tão ambicionado.

Por Jerdivan Nóbrega Araújo

NÃO ENTENDEU? Então clique aqui


Leia o post na íntegra >>

HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO DO POVO DE POMBAL



*Autor: Denis Pereira

Leia o post na íntegra >>