Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

PESQUISA PERFIL/CORREIO: SAIBA COMO ESTÃO OS VEREADORES

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Na segunda pesquisa em Pombal, o Instituto Perfil também divulgou uma pesquisa sobre a tendência do eleitorado em relação aos nomes para vereador. Os eleitores indecisos, segundo o Perfil, são 24% e os votos brancos e nulos são apenas 0,50%. Os eleitores que preferem outros nomes são 3,00% (pesquisa estimulada).

Veja como ficou cada vereador no geral:

1º) João Leite: 7%
2º) Felipe Paixão: 5,5%
3º) Alcides: 5,5%
4º) Beto Van (leia-se “Beto Xau”): 5% / Dr. Santana: 5%
6º) Ailton: 4,75% / Rogério: 4,75%
8º) Josevaldo: 4,25%
9º) Paulo Tecidos: 3,5%
10º) Edno Dantas: 2,75% / Marcos Bandeira: 2,75% / Ranijhonson: 2,75%
13º) Roque: 2,5%
14º) Luizinho Barbosa: 2%
15º) Chicozinho: 1,75% / Maria Nailde: 1,75%
17º) Zé William: 1,5% / Zildo de Souza: 1,5%
19º) Bebé: 1,25% / Xichico: 1,25%
21º) Dra. Eliene: 1%
22º) Dagvan: 0,75% / Dedé de Souza: 0,75% / Fan: 0,75%
Ivanido: 0,75% / Telefaz: 0,75% / Zé Almir: 0,75%

E por coligação:

Coligação: A FORÇA DO POVO (PSB/PDT/PP/PMN)
1º) Zildo de Souza: 1,5%
2º) Bebé: 1,25%
3º) Telefaz: 0,75%

Coligação: POMBAL PARA TODOS I (PTC/PT/PR/DEM)
1º) Josevaldo: 4,25%
2º) Edno Dantas: 2,75
3º) Xichico: 1,25%
4º) Ivanido: 0,75%

Coligação: POMBAL PARA TODOS II (PSDB/PTB/PPS/PCdoB)
1º) João Leite: 7%
2º) Felipe Paixão: 5,5%
3º) Rogério: 4,75%
4º) Roque: 2,5%
5º) Luizinho Barbosa: 2%
6º) Chicozinho: 1,75%
7º) Zé William: 1,5%
8º) Dedé de Souza: 0,75% / Fan: 0,75%

Coligação: UNIÃO, COMPROMISSO E AÇÃO POR POMBAL (PMDB/PHS)
1º) Alcides: 5,5%
2º) Beto Van (leia-se “Beto Xau”): 5% / Dr. Santana: 5%
4º) Ailton: 4,75%
5º) Paulo Tecidos: 3,5%
6º) Marcos Bandeira: 2,75% / Ranijhonson: 2,75%
8º) Maria Nailde: 1,75%
9º) Dra. Eliene: 1%
10º) Zé Almir: 0,75%

SEM COLIGAÇÃO (PV)
1º) Dagvan: 0,75%

span>

Leia o post na íntegra >>

UM ANO SEM JAIRO - Por Ignácio Tavares

O dia 26 de Setembro ficará marcado para sempre na memória do povo, assim como, na história política de Pombal. Ninguém esperava que o jovem executivo e benfeitor, partisse tão cedo, justo no momento em que povo, quase na sua totalidade, se vangloriava por ter confiado a administração do município a um cidadão, simples, educado, portanto, de fino trato. A sua presença, em qualquer que fosse o ambiente, causava euforia e satisfação a todos que o cercavam.

Com certeza foi este fato que o inspirou a trabalhar cada vez mais em prol da sua comunidade, que há muito tempo estava firmemente a acreditar que dias melhores haveriam de despontar no horizonte. O povo não estava enganado, posto que, o empenho do jovem prefeito, na busca de benefícios para o município, já era uma demonstração de amor e respeito à função que lhe fora confiado.

Muita gente não sabia quem era aquele estranho moço de sorriso fácil e olhar tranquilo. Quando foi apresentado ao povo, a sua elevada estatura chamou atenção de todos que o viram pela primeira vez.

Ao lado dos supostos “aliados” parecia ser um gigante. Realmente foi um gigante na defesa dos interesses dos seus conterrâneos, em particular daqueles considerados mais necessitados. No decorrer da sua administração, com muita tranqüilidade enfrentou a ira dos “aliados”, que, de forma indisfarçável pretendiam transforma-lo numa figura decorativa à frente do executivo municipal. Ele percebeu que esse movimento conspiratório, em andamento, era coordenado pelo chefe dos “aliados”.

Não pensou duas vezes, pois, no momento oportuno chutou o pau do barraco, desmontou a armadilha, preparada nas caladas da noite, que, com certeza, repito, visava unicamente boicotar e tumultuar a sua administração.

Se tudo desse certo, Jairo recebia um a diploma de incompetente e a partir daí, o grupo partiria para uma segunda etapa que era a de fazer renascer os feitos da administração anterior, com certo estardalhaço, o que consagraria o ex, para sempre, como o maior e melhor administrador de todos os tempos, às custas de um golpe criteriosamente programado, posto em prática de forma ostensiva e humilhante. O tiro saiu pela culatra e os ¨aliados¨ tiveram que se curvar a um neófito na política, que de bobo não tinha nada.

A primeira atitude de Jairo, logo após o rompimento com a trupe dos “aliados”, foi libertar-se do anel de fogo que o cercava e boicotava a sua administração. Formou o seu secretariado via convocação de pessoas da sua extrema confiança, sobretudo capacitadas para o exercício das funções, para as quais foram designadas.

A partir daí, pôs em prática um novo paradigma administrativo fundamentado no trabalho e respeito ao erário público e ao povo, que, sem dúvida, é o beneficiário final da cadeia administrativa.

O novo modo administrativo implantado por Jairo, criou condições ideais para uma maior articulação da administração municipal com órgãos federais e estaduais, com o objetivo de angariar recursos para o financiamento de projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico do município e ainda atender as carências sociais, em particular dos segmentos menos favorecidos da sociedade, assim como a prestação de serviços médicos e hospitalares, de primeira grandeza, entre outras atividades consideradas da inteira responsabilidade da administração municipal.Foi a partir desse momento que o povo começou a perceber a diferença entre a administração de Jairo e a anterior.

As diferenças são marcantes, postos que, a administração anterior tinha como prioridade maior manter a cidade limpa, pagar a folha de pessoal em dia e a realização de alguns tímidos projetos nas áreas sociais, com destaque para educação e saúde.

A base econômica do município permaneceu estagnada pela ausência de projetos e incentivos que permitissem a realização de investimentos indispensáveis a retomada da prosperidade. Nesse aspecto foi nota zero.

A administração de Jairo, além de ir mais longe, no do que diz respeito ao aprimoramento dos serviços de educação e saúde, conseguiu negociar com as instâncias federias e estaduais diversos projetos de caráter social e econômico.

Atraiu pesados investimentos na área de educação superior que repercutiu na indústria de construção civil, na valorização dos aluguéis, por conseguinte, na circulação de mais dinheiro no sistema econômico que, por sua vez, movimentou os demais setores, cuja resposta foi a geração de mais emprego e renda. Dessa forma a economia do município, na administração de Jairo, que infelizmente durou apenas dois anos e nove meses, exibiu evidentes sinais de prosperidade, fato este que não corria há muito tempo.

Assim sendo, por mais que os seus adversários se esforcem para apagar o seu nome da memória do povo, em função do seu período administrativo, fecundo e criativo, com certeza não lograrão sucesso, porque o povo sempre guarda na memória os bons acontecimentos, principalmente quando esses acontecimentos são recentes e raros.

A ausência de Jairo no cenário político local nos remete a uma reflexão sobre o futuro da nossa terra.

Pra ser mais claro, nos remete a algumas perguntas: e agora pra onde vamos? Qual caminho a seguir? Confesso que não sei, mas muita gente com certeza sabe. Abraços e até breve.



Por Ignácio Tavares
CONTATO: itavaresaraujo@yahoo.com.br

Leia o post na íntegra >>

2ª PESQUISA PERFIL/CORREIO: DIFERENÇA ENTRE AS CANDIDATAS CAI PARA 0,5%

A segunda pesquisa Perfil de intenções de voto (estimulada) para prefeito de Pombal, realizada entre os dias 11 e 12 deste mês, aponta empate técnico entre as candidatas Mayenne Van Bandeira de Lacerda (PMDB) e Yasnaya Pollyanna Dantas Werton (PT), com ligeira vantagem para a candidata peemedebista.

Se a eleição fosse hoje, Mayenne seria eleita com 47,25% dos votos dos pombalenses. Pollyanna teria 46,75%. A diferença em favor de Mayenne seria de 0,50 ponto percentual. Os votos brancos e nulos, segundo o Perfil, zeraram e os eleitores indecisos são 6%.

Em relação à primeira pesquisa, realizada no dia 28 de agosto, Mayenne caiu 2,5 pontos percentuais e Pollyanna cresceu 3,75 pontos percentuais. Na primeira pesquisa, a peemedebista tinha 49,75% e a petista estava com 43%. Os votos brancos e nulos eram 0,50% e os eleitores indecisos chegavam a 6,75%.

As duas candidatas também aparecem empatadas na consulta espontânea da segunda pesquisa Perfil em Pombal. Segundo o instituto, Mayenne tem um ponto percentual a mais do que Pollyanna na segunda consulta espontânea. A peemedebista tem 46,50% e a petista está com 45,50%. Os brancos e nulos também zeraram na consulta espontânea e os eleitores indecisos são 8%.

Entre a primeira e a segunda consulta espontânea, a peemedebista caiu 3 pontos percentuais. Ela tinha 49,50% na primeira espontânea e caiu para 45,50% na segunda. Já a petista cresceu 3,75 pontos percentuais. Ela tinha 41,75% e cresceu para 45,50%, conforme o Perfil.

A primeira pesquisa Perfil de intenções de voto em Pombal está registrada no cartório da 31ª Zona Eleitoral sob o número126/2008. A segunda pesquisa ganhou o seguinte número de registro: 139/2008. As informações sobre os registros foram fornecidas ontem à tarde pela chefia do cartório eleitoral.

De acordo com o resultado da segunda pesquisa, Pollyanna continua com o maior índice de rejeição: 33,25%. Mayenne tem 31%. Na pesquisa anterior, Pollyanna tinha 28% e Meyenne tinha 23,50% de rejeição. A rejeição da petista cresceu 5,25 pontos percentuais. A rejeição da peemedebista cresceu 8,50 pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de 4,88 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na segunda pesquisa, o Perfil ouviu 400 eleitores nos seguintes bairros de Pombal: Centro, Pereiros, Petrópolis, Nova Vida, Vida Nova, Jardim Rogério, Santo Amaro, Boa Esperança e Francisco Paulino. Também foram ouvidos eleitores nos seguintes distritos e povoados: Várzea Cumprida, Sítio São João 1, Sítio São João 2, Monte Alegre, Assentamento Serrote do Jacu, Cachoeira do Chico, Capão e Assentamento Sem Terra.

Fonte: Jornal Correio da Paraíba

Leia o post na íntegra >>

DOS 51 CANDIDATOS A VEREADOR, 37 PONTUARAM NA PESQUISA CONSULT/JPB

A pesquisa Consult divulga pelo Jornal da Paraíba na última terça-feira (23.09) também trouxe uma pesquisa que apresenta a tendência do eleitorado relação aos nomes dos vereadores. Dos entrevistados 15.8% disseram não saber ainda em que vai votar e 12% declararam que não irá votar em nenhum dos candidatos.

Confira abaixo a lista dos vereadores que pontuaram na pesquisa:


1º) Paulo Tecidos: 8.6%
2º) Rogério: 7.4%
3º) Ailton: 5.6% / Felipe Paixão: 5.6%
5º) Josevaldo: 4.6%
6º) Edno: 4.2%
7º) Beto Xau: 3.6
8º) João Leite Filho: 3.4% / Marcos Bandeira: 3.4% / Zé William: 3.4%
11º) Alcides: 2.2%
12º) Chicozinho: 2.0% / Fan Arruda: 2.0%
14º) Geraldo de Licor: 1.6% / Bebé: 1.6%
16º) Ranijhonson: 1.4%
17º) Eliene: 1.2%
18º) Dr. Santana: 1.0% / Xichico: 1.0% / Zé Ribeiro: 1.0%
22º) Zé Lucena: 0.8% / Roque: 0.8%
24º) Dedé de Sousa: 0.6% / Jorismar Cardoso (Telefaz): 0.6%
Miguel: 0.6% / Nailde: 0.6% / Pedro Rocha: 0.6%
29º) Luzinho Barbosa: 0.4% / Salomão: 0.4% / Zildo: 0.4%
32º) Izomar: 0.2% / João Bosco: 0.2% / Marizete: 0.2%
Mel: 0.2% / Pedrinho de Pedrão: 0.2% / Sérgio: 0.2%

Ednaldo: 0.2% (sem registro de candidatura)
Hermes Dantas: 0.2% (sem registro de candidatura)


Veja como ficaram os vereadores em cada coligação:

Coligação: A FORÇA DO POVO (PSB/PDT/PP/PMN)
1º-Bebé: 1.6%
2º-Zé Ribeiro: 1.0%
3º-Jorismar Cardoso/Telefaz: 0.6%
Miguel: 0.6%
4º-Zildo: 0.4%
5º-João Bosco: 0.2%
Mel: 0.2%

Coligação: POMBAL PARA TODOS I (PTC/PT/PR/DEM)
1º-Josevaldo: 4.6%
2º-Edno: 4.2%
3º-Xichico: 1.0%
4º-Zé Lucena: 0.8%
5º-Pedro Rocha: 0.6%
6º-Luzinho Barbosa: 0.4%
7º-Marizete: 0.2%
Pedrinho de Pedrão: 0.2%
Sérgio: 0.2%

Coligação: POMBAL PARA TODOS II (PSDB/PTB/PPS/PCdoB)
1º-Rogério: 7.4%
2º-Felipe Paixão: 5.6%
3º-João Leite Filho: 3.4%
Zé Williams: 3.4
5º-Chicozinho: 2.0%
Fan Arruda: 2.0%
7º-Geraldo de Licor: 1.6%
8º-Roque: 0.8%
9º-Dedé de Sousa: 0.6%
10º-Salomão: 0.4%

Coligação: UNIÃO, COMPROMISSO E AÇÃO POR POMBAL (PMDB/PHS)
1º-Paulo Tecidos: 8.6%
2º-Ailton: 5.6%
3º-Beto Xau: 3.6%
4º-Marcos Bandeira: 3.4%
5º-Alcides: 2.2%
6º-Ranijhonson: 1.4%
7º-Eliene: 1.2%
8º-Dr. Santana: 1.0%
10º-Nailde: 0.6%
11º-Izomar: 0.2%

Leia o post na íntegra >>