Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

LUIZ COUTO DIZ QUE EM POMBAL O CLIMA É DE INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O deputado federal Luiz Couto usou novamente a tribuna da Câmara dos Deputados na tarde da última quarta-feira (27) para denunciar a insegurança na campanha eleitoral em vários municípios do Estado da Paraíba.

Segundo o deputado, a violência é uma constante nas diversas regiões do estado, especialmente em Pombal, onde testemunhou pessoalmente as denúncias de casos envolvendo partidários de um adversário político.

Leia, a seguir, a íntegra do pronunciamento do deputado:


Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, ocupo esta tribuna para registrar nos anais da Casa o clima de completa insegurança e violência que tem marcado o processo eleitoral em diversas regiões de nosso Estado, especialmente na cidade de Pombal, no sertão da Paraíba. No sábado, próximo passado, estive, na condição de Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, participando em Pombal de uma Caminhada Pela Paz, realizada pela Coligação Pombal Para Todos, onde o nosso partido disputa a prefeitura daquela cidade com a candidatura da médica veterinária Polyana Feitosa, viúva do nosso saudoso companheiro Jairo, ex-prefeito de Pombal, que freqüentemente percorria conosco os Ministérios em busca de recursos de programas e convênios que atendessem a tão sofrida e dura realidade dos nossos conterrâneos de Pombal.

Pois bem, enquanto caminhávamos pela Paz na cidade de Pombal, as pessoas nos procuravam para relatar fatos lamentáveis de intimidação e violência que têm sido vítimas as pessoas simples e pobres que foram beneficiadas pelos programas sociais da administração petista de Jairo, em parceria com o nosso governo Lula, e que agora são perseguidas e têm os benefícios cortados pela atual administração, os programas sociais suspensos, as especialidades médicas conquistadas em número recorde de 17 foram abandonadas e os profissionais de saúde não atendem mais no município.

Enfim, como se não bastasse a violência das ameaças e das perseguições políticas típicas dos coronéis que teimam em não reconhecer um processo eleitoral democrático e soberano, respeitando a vontade livre do eleitor, assistimos agora a violência institucionalizada que vem sendo patrocinada pelo poder público de Pombal quando deixa para trás diversas ações do governo federal que vinham mudando a vida daqueles que mais precisam.

Senhor Presidente, para ilustrar o que estamos trazendo nesta tarde, sobre o clima de insegurança e violência que reina na cidade de Pombal e em outros municípios paraibanos, tenho aqui em minhas mãos o registro de uma lamentável ocorrência quando aos dezenove dias do mês de agosto a jovem Erislândia Gomes Alves, residente no bairro dos Pereiros em Pombal, prestou queixa contra um indivíduo de nome Paulo César Ferreira de Souza, mais conhecido por Memé, motorista do carro de som da coligação adversária, que a abordou com uma arma em punho sobre sua cabeça perguntando em quem ela (Erislândia) votava, a mesma respondeu que votava na candidata Polyana e logo em seguida implorou ao senhor Memé que não atirasse.

Tal fato foi presenciado por outras pessoas que também pediram pela vida da jovem Erislândia. Como que estivesse determinado a atirar, o Memé efetuou disparos para cima a fim de intimidar a todos que presenciavam tal fato.

A 2ª Delegacia Distrital de Pombal, registrou o ocorrido e orientou as diligências necessárias para o caso de acordo com o Termo de Declaração registrado pelo Escrivão de Polícia Civil Deusdete Guilherme da Silva no dia 19 de agosto. Quatro dias depois, no sábado (23) mais uma ocorrência policial é registrada desta vez pela advogada Júlia Márcia Lourenço de Almeida Martins (OAB 13869/PB) que registrou Boletim de Ocorrência Nº 429/2008, denunciando que, por volta das 23 horas e 30 minutos, a mesma trafegava na BR 230 em uma moto conduzida por um cidadão por nome de Aluízio, quando veio em sua direção um veículo em alta velocidade conduzido pelo senhor Ailton, candidato a vereador da coligação liderada pelo Deputado Estadual Dr. Verissinho que também encontrava-se no veiculo que foi jogado por cima da moto onde encontrava-se a jovem Júlia Márcia que por pouco não foi atingida porque o condutor da moto desviou para o acostamento da BR 230.

Esta mesma jovem, Júlia Márcia, já era perseguida pelo deputado Verissinho e sua turma por ter denunciado o uso da máquina administrativa de Pombal, na convenção da Candidata do deputado Verissinho que vem a ser a sua esposa, onde foram apreendidos carteiras escolares que eram conduzidas em um caminhão para desembarcar no local da convenção do partido do deputado Verissinho. Certamente esta jovem precisa de proteção e segurança, pois sua vida corre risco. Mas Senhores Deputados e Senhoras Deputadas, tudo isso esta ocorrendo sem as providências necessárias das autoridades do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.

Entramos com uma representação na Superintendência da Polícia Federal, no Ministério Público Eleitoral, pedindo providências contra o senhor Ronaldo Farias de Lacerda, empresário da Construtora Lacerda de Alagoas, envolvido na Operação Carranca da Polícia Federal. Pois bem, este empresário que está à solta vem interferindo na cidade de Pombal, onde é visto freqüentemente fazendo saques vultuosos em agências bancárias de Pombal a fim de interferir no resultado eleitoral em favor do seu esquema político do deputado Verissinho com o dinheiro sujo do narcotráfico e de operações fraudulentas. Vamos reiterar ao Ministério Público Eleitoral a necessidade de instalação de Procedimento Investigatório sobre as relações do empresário Ronaldo Lacerda de Farias na Paraíba, especialmente nas campanhas de Pombal e Condado no sertão paraibano.

Diante de tudo isso, ou seja, diante da completa insegurança que vive o pleito de outubro em Pombal e em outros municípios paraibanos estamos requerendo ao Ministério da Justiça para que designe uma força especializada da Polícia Federal para conter os abusos econômicos e de violência assistidos com perplexidade e temos pelas pessoas mais simples e pacatas de Pombal, assim como registro a necessidade de que o Tribunal Superior Eleitoral determine a cobertura da eleição em Pombal por Tropas Federais a fim de resguardar a integridade física das pessoas e o respeito à decisão livre e soberana dos pombalenses.

Toda nossa solidariedade aos atacados e vitimados por essa onda de desestabilização do pleito eleitoral na cidade de Pombal, especialmente para a candidata Polyana Feitosa e o Partido dos Trabalhadores, onde peço que fique registrada a Nota do PT de Pombal sobre os fatos recentes de um partido que tem a responsabilidade com o Brasil e com as mudanças que estão para acontecer na cidade de Pombal. Era o que tinha a dizer.

Sala das Sessões, 27 de agosto de 2008.

Luiz Couto
Deputado Federal – PT/PB

Leia o post na íntegra >>

PREFEITO DA CAPITAL VISITARÁ POMBAL NESTE SÁBADO

O candidato a reeleição pela prefeitura de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), visitará Pombal amanhã (30), e faz campanha em feira-livre para uma das candidatas a prefeita de Pombal.

Coutinho, que a tudo o que indica, é pré-candidato a governo do Estado nas próximas eleições (2010), tenta aproximar-se do interior e se tornar mais popular entre os sertanejos.

Nas eleições deste ano Ricardo tem como principal adversário na capital do Estado, o tucano João Gonçalves, que tem apoio inconteste do senador Cícero Lucena (PSDB), principal adversário do atual prefeito.


Clique aqui para saber sobre a última pesquisa de intenção de votos realizada em João Pessoa.

Leia o post na íntegra >>