Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

JOSÉ TAVARES: ESTUPENDO MAGO DAS PALAVRAS DA TERRA DE MARINGÁ - por Romero Cardoso

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Necessário reconhecer dons fabulosos que privilegiados possuem, principalmente quando se tratam de performances impecáveis no âmbito da escrita, fenomenais recursos que viabilizam a comunicação entre as pessoas, o melhor entendimento do funcionamento dos sistemas construídos pelos seres humanos no planeta e, em diversos casos, conforme a visão de quem escreve, proporcionam o despertar da crítica sobre conjunturas políticas e sócio-econômicas.

Internauta identificada pelo nome de Socorrinha postou excelente recado no mural do site da rádio Liberdade 96 FM, o qual se sobrepõe pela justiça em reconhecer o valor, o talento e a capacidade nata do escritor José Tavares de Araújo Neto, razão pela qual corroboro a afirmação lúcida e oportuna sobre o mago das palavras da terra de Maringá.

Engenheiro agrônomo formado em Areia, no valioso lócus do saber e da ciência, concretizado graças ao empenho e a luta do grande político e escritor paraibano José Américo de Almeida, José Tavares de Araújo Neto extrapola sua formação, enveredando com invulgar perfeição em áreas que abrangem história, ciências políticas, economia, entre outras, revestindo o que escreve de análise holística formidável em que se sobressai criticismo ímpar, cuja ênfase reside na formação de opiniões coerentes e fomento ao raciocínio sobre a realidade política e social da terra de Maringá.

Preocupações com os patrimônios humanos, artístico-arquitetônicos e com campanha em prol da recuperação de valores perdidos e que são responsáveis diretos pela ausência de humanismo em Pombal, dignificam cada linha que o inteligente escritor vem divulgando através de livros e artigos memoráveis, cuja essência buscam resgatar do ostracismo ao qual foram relegadas condições sine qua non para a afirmação pombalense enquanto civilidade.

Manifestações inadmissíveis de esdrúxula perversidade, motivadas pelas discórdias políticas, são analisadas impecavelmente nos inteligentes escritos de José Tavares de Araújo Neto, mostrando como a outrora harmônica e repleta de concórdia cidade de Pombal vem se transformando de forma inadmissível em território das perseguições, com quartel instalado na administração superior municipal, entre outros lugares nos quais se articulam as perseguições.

A maneira magistral como José Tavares de Araújo Neto articula as palavras é algo impressionante, destacando metáforas que enriquecem fenomenalmente seus artigos, sendo diversos responsáveis pela retomada de consciência do papel social que o povo pombalense tem no que se refere à luta por uma nova consciência política, cuja importância e contribuição ao desenvolvimento humano não tem como ser dimensionadas.

Pombal, orgulhosa de possuir campus avançado da Universidade Federal de Campina Grande, deve seguir tendência analítica coerente, pois dessa forma criam-se condições para honrar o importante legado das lutas políticas de um inesquecível prefeito que se imortalizou como o maior administrador da terra de Maringá.

Transformado em sinônimo de lucidez, graças aos primorosos artigos escritos, José Tavares de Araújo Neto demonstra versatilidade e clarividência singulares, despertando esperanças de dias melhores na terra de Celso Furtado, patrono do campus avançado da UFCG, bem como a do inesquecível e eterno Senador Ruy Carneiro, cujo nome destaca-se em homenagem na Casa da Cultura, antiga cadeia velha, onde em 1874 Jesuíno Brilhante atacou a fim de libertar parentes ali aprisionados.

Internauta conterrânea Socorrinha, você está correta e de parabéns em afirmar que José Tavares Neto é o melhor colunista do site, pois, repletos de apelo à cidadania, os escritos do formidável intelectual pombalense acendem a chama que permitirá superar entraves, desafios e contrastes que marcam na atual conjuntura os complexos relacionamentos sociais e políticos observados no município paraibano assentado sobre antigos territórios que um dia foram habitados pela brava e heróica tribo Pegas.


*José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Prof. Adjunto do Departamento de Geografia da UERN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Leia o post na íntegra >>