Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

CHEGA DE INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO!!! - Por Denis Pereira

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os recentes comentários racistas postados no meu blog e as paródias agressivas ao direito humano de sofrer a dor da perda de quem se ama inauguram uma nova e triste fase da política pombalense. Pena que quando a humanidade caminha para exorcizar o racismo e outras formas inadmissíveis de intolerância, uma estéril semente insiste em brotar no sertão paraibano.

Em primeiro lugar quero agradecer ao tal racista e ao rapaz que fez a famigerada paródia contra a dor de Pollyanna e de tantas outras que ainda hoje choram a morte de Jairo Feitosa. Eu sou extremamente grato a vocês (se é que não são a mesma pessoa) por externarem estes sentimentos que até bem pouco tempo se dizia não existir dentro do coração dos que recentemente assumiram o poder em nossa cidade. Com as suas mensagens fica claro o sentimento de desprezo e aversão que levaram muitos a faltarem até mesmo ao velório de nosso querido irmão e amigo Jairo Feitosa.

É preciso ter grandeza até com os que perdem, com os que sofrem, com TODOS os nossos irmãos. Não serve andar com a bíblia debaixo do braço e não ter respeito às pessoas. Não serve viver por aí balançando um terço estrategicamente colocado no pulso para que todos vejam, quando em momentos de demonstrar fé, humildade e temor a Deus, as pessoas se juntam para tramar o dia seguinte.

O que acontece na cabeça de um líder político que vê esse tipo de desvario sendo cometido por aliados seus e não se manifesta? Será conivente com o racismo, com as críticas a dor de Pollyanna? Se não concorda, porque ainda não repreendeu publicamente seus aliados que usam desta artimanha infantil e criminosa?

Uma pessoa que discorda das críticas que teço a respeito da política pombalense e da atuação inexpressiva de certo deputado fez uma pergunta no meu blog. Perguntava ele se negro fedia. Quero afirmar que qualquer coisa viva fede sim. Negros, brancos, amarelos... Qualquer um fede. Mas se o cheiro for problema para vocês, não peçam votos aos Daniel, aos Rufino, aos Pereiras, aos Ribeiros, aos da Silva. Não peçam votos no bairro dos Pereiros, Nova Vida, Vida Nova e nos demais bairros da cidade... Por aqui somos muitos negros.

Contudo quero afirma que nada fede mais que o racismo, nada é mais podre que a soberba, a falsidade. Nada é mais imundo do que a falta de misericórdia e a arrogância. Parafraseando Renato Russo, nada é mais estúpido que “a mentira, a ganância e a difamação”.

Na linha dos ataques anônimos não tenho argumentos. Mas na arena da defesa do governo Jairo, o negro, eu convido todos a buscarem na memória um homem que, com o poder nas mãos, abraçava brancos, negros, mulheres, homens e crianças, médicos, agricultores, deficientes mentais... Todos! Indistintamente. Um homem que para ele todo dia era um dia bom para tratar bem as pessoas, com educação, respeito e carinho. Agora, procure na lembrança outro homem público, que desfrutava de poder e prestígio, que ou o pegava no dia “da veia boa” ou então o coice era grande. Lembrou?

Pois é... Abraçar agora é fácil. Andar com os pés descalços na lama do rio que avança a cidade agora é fácil. Mas e respeitar o povo depois? Quem é que tem esta tradição?

Quanto à dor e as lágrimas de Pollyanna, o povo exige RESPEITO!

Lembro a todos que o nosso voto tem o mesmo cheiro do voto de um senador, de um deputado ou de qualquer outro cidadão e pode mudar as nossas vidas pra melhor ou pra pior.

E para todos os racistas anônimos ou não, deixo os versos do poeta Cazuza:

“Vamos pedir piedade,
Senhor, piedade!
Pra essa gente careta e covarde.
Vamos pedir piedade,
Senhor, piedade,
Lhes dê grandeza
e um pouco de coragem.”

Por Denis Pereira

Leia o post na íntegra >>