Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

SEIS MESES SEM JAIRO FEITOSA: O SONHO INTERROMPIDO

quarta-feira, 26 de março de 2008

Sonhar não faz mal. A vida seria insuportável se a gente não sonhasse. Alguns especialistas, da área comportamental, dizem que os sonhos são a reprodução das tensões do dia a dia. Alguns nos fazem crer, que os sonhos são imagens que refletem as fantasias retidas no consciente. Outros, mais próximos da ortodoxia freudiana, dizem que os sonhos são fatos e desejos não realizados que permanecem gravados no inconsciente. Mas, qualquer que seja, a causa do sonho, apenas um é capaz de nos perseguir a vida inteira: o sonho de ser feliz.

Ser feliz é o único sonho que guarda uma relação muito forte com a esperança que com certeza, guiam nossos passos na busca dos caminhos que a vida nos reserva. Podemos persegui-lo a vida inteira, por isso, estamos sempre a caminhar na busca dos nossos sonhos de cada dia. O meu sonho, hoje, não é grande nem universal como dantes fora. Pra ser sincero, é pequeno, porem decente. Posso dizer, que é modesto, posto que, não passa dos limites geográficos do meu pequeno burgo.

Em dado momento da minha vida fiquei assoberbado pelo excesso de sonhos. Alguns utópicos, outros possíveis de serem transformados em fatos reais. Alguns brotaram e deram bons frutos, porquanto outros esmaeceram. No meu embornal, por muito tempo, guardo um sonho, qual seja, ver a minha cidade vestida de noiva, ao gosto do poeta Anísio Medeiros, para esposar uma nova era de paz e prosperidade.

Esse contrato matrimonial, por breve espaço de tempo, aconteceu com o testemunho de todos pombalenses. Inicialmente o casório gerou algumas desconfianças, mas de repete o noivo pôs as coisas no seu devido lugar, para alegria e felicidades de todos.

O povo percebeu que a esperança despontava no horizonte, porque há muito tempo não via uma administração marcada pela simplicidade, tendo a frente do poder executivo uma figura extraordinária e humana, que jamais ambicionou ser a maior estrela da constelação social, da qual era parte integrante.

Em vida foi simples, humilde e desprovido dos trambolhos da arrogância. O povo viveu momentos de deslumbramentos ao lidar com um prefeito que o tratava de forma sincera e humana. A noiva perdeu o encanto ao ver cair por terra o seu feliz matrimônio. Hoje, o que era sonho transformou-se em pesadelo. Até quando, não sei, somente o povo é quem poderá dizer, ainda este ano. Não obstante este desagradável momento em que vive a administração municipal, é importante que continuemos a alimentar nossas esperanças de que em breve, tudo volte a ser como dantes.

Jairo nos deixou, mas o seu sonho não se desfez, porque os seus discípulos e seguidores, estão apostos e dispostos dar continuidade ao maravilhoso projeto de desenvolvimento local, no momento interrompido, que deu visibilidade a uma nova marca administrativa, não personalista, mas fundamentada na ética, em forte motivação social e no respeito ao patrimônio público municipal. Dessa forma, o sonho de Jairo está adormecido nas mentes e corações do povo da terrinha. Em breve despertará, qual um redemoinho de pétalas e tudo volta ser como dantes. O povo tem plena consciência desse grande momento que está por vir. Por mais que queiram desqualificar, o brilho e a pureza da administração de Jairo, nada mudará, porque a sua luta em busca de benefícios para o município continuará na memória do povo, que, com certeza, dará a resposta certa, aos seus agressores, no momento certo. Como resposta a essa explosão de sentimentos, a noiva voltará a sorrir e os sonhos renascerão, porquanto o pesadelo desaparecerá para sempre. Que assim seja.

Este texto é uma homenagem ao saudoso prefeito, no sexto mês da sua partida para a outra dimensão.

Por Ignácio Tavares

Leia o post na íntegra >>