Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

Denilton X Dr. Verissinho: 1º Round

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007


Que governo queremos para Pombal?


O primeiro governo do Dr. Verissinho foi marcado pela falta de marco comparativo. O governo que o antecedeu, talvez por causa da fatídica morte do saudoso Levi Olimpio, deixou a cidade em estado de calamidade, este fato deu ao Dr. Verissinho, um marketing gratuito e de uma penetração popular sem precedentes, pois ficou muito fácil dizer que fez muito se comparado a quem nada fez.

De forma geral o que o então Prefeito, Dr. Verissinho fez durante o seu primeiro mandato foi o seguinte: regularizou o pagamento dos servidores que, apesar de ter havido um aumento, continuou sendo salário de miséria, nesse sentido há que se ressaltar que existe tramitando na 1ª Vara do Fórum de Pombal uma Ação Civil Publica por Ato de Improbidade Administrativa por pagamento de salário inferior ao mí­nimo legal; restabeleceu os serviços públicos, como limpeza urbana e poda de arvores; fez alguns calçamentos ainda quando a gama de serviços públicos prestados pelo município eram diminutos e, portanto, sobrava dinheiro; construiu, reformou e cercou de muro algumas escolas, (detalhe, este último fato, cercar de muros as escolas, segundo psicólogos, demonstra o autoritarismo do administrador); passou a aplicar o dinheiro destinado a merenda escolar em merenda escolar; enfim, Dr. Verissinho fez o que, em polí­tica, costuma-se chamar de Administração feijão com arroz, inclusive porque se não o fizesse estaria na situação de Dona Azenete, que até bem pouco tempo, não sei hoje, pagava parte de sua pensão a título de multa, aliás, de vez em quando o Dr. Verissinho também paga, a exemplo do que aconteceu agora recentemente com a condenação que sofreu pelo TCE, na qual foi condenado a pagar R$ 1.000,00 a título de multa por irregularidades em licitação.
Mas ainda há um detalhe importante, Dr. Verissinho, quando assumiu o Governo, não pagou a maioria dos fornecedores que estavam em atraso e, também, não passou, de imediato, a pagar o salário mí­nimo exigido, dessa forma, teve dinheiro de sobra pra fazer o que fez e, talvez, pra fazer muito mais.

E se o primeiro governo de Dr. Verissinho, analisando hoje, não foi lá grande coisa, o segundo é que não teve nada de interessante.Neste ele agiu como um gordo soberbo, que acha que já encheu a pança e não precisa mais trabalhar para si alimentar novamente, pois passou a se comportar como se os pombalenses lhes devessem favores, como se ele tivesse feito um sacrifício sem tamanho pela cidade. Quando, na verdade, sabemos que ele não fez mais do que sua obrigação, até porque ele ganhou muito bem pelos serviços prestados, cumulando, inclusive, os salários de prefeito e de médico de PSF o que é ilegal, já que a nossa Constituição Federal não permite tal acumulação e nesse sentido, também, Tribunal de Contas da Paraíba já se pronunciou.

Mas o que merece algum destaque no segundo Governo do Prefeito Verissinho foram algumas obras inacabadas ou que demoram nada menos que dois mandatos para serem entregues, tais como: Posto Medico Dr. Avelino Elias de Queiroga (apesar de ser médico a saúde no governo de Verissinho foi esquecida); Cemitério dos Pereiros que custou muito caro, mas por ter sido construído em local inadequado até hoje não funciona; as casinhas da saída para Patos que só foram entregues no Governo do Prefeito Jario que, inclusive, segundo a própria Caixa Econômica Federal, foi quem terminou a obra e contribuiu com o equivalente a 30% do seu total; entre outros elefantes brancos.

Falando em Jario, esse sim fez um governo notável que em menos de três anos ganhou o reconhecimento não só dos pombalenses, mas de toda a Paraíba, tendo, também, notoriedade nacional.

Jario, em seu breve governo, manteve funcionando todos os serviços encontrados, contudo, não se contentou em limpar ruas e fazer podas. Buscou aliados, articulou-se e conseguiu grandes benefícios para a nossa cidade a exemplo do nosso tão sonhado Campos da UFCG e da UAB, trouxe também o SAMU, o CAPS, o CREAS, o CEO, a FARMACIA POPULAR, duas COZINHAS COMUNITÁRIAS, uma UZINA DE PASTEURIZACÃO DE LEITE, 5 PSFs, 17 ESPECIALIDADES MÉDICAS, um LABORATORIO DE ANALISES CLINICAS e outro de PROTESE DENTARIA, fez mais de 40 AÇUDES, conseguiu recurso da ordem de R$ 487.500,00 para FAZER CALCAMENTOS, já havia começado a construir 32 DUAS CASAS DE INTERESSE SOCIAL e 130 BANHEIROS, bem como havia conseguido recursos para construir mais 320 CASAS, estava prestes a entregar as 51 CASAS DA CHB, entre muitas outras obras implantadas e outras que ainda estavam por vir, como o asfaltamento das principais vias da cidade.

Outro feito marcante na administração do Prefeito Jario foi o atendimento digno ao publico em geral e, talvez, essa ação, que não é nem de pedra e nem cal, tenha sido a de maior valor, pois o que realmente importa numa cidade é seu povo.

Agora sim, os eleitores pombalenses tem como comparar quem realmente fez por nossa cidade. Se foi aquele governo que recomeçou a pagar em dia os funcionários, a limpar as ruas e fazer podas ou o recente governo que manteve tudo isso e ainda trouxe um sem número de outros benefícios. Comparem e decidam, sem paixão política, quem realmente foi melhor para Pombal, o poder de decidir é de todos nós: o que queremos?


Por Denilton Medeiros

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, Denilton!

Concordo com o nobre analista quando diz que a segundo metade do governo da Prefeita Azenete foi marcada por muitos equívocos, travando os serviços essências, levando a administração ao fundo do poço. A administração que vinha atendendo os anseios da população, como você bem colocou, não há como negar que desviou-se completamente rumo ao caos administrativo, depois do inesperado falecimento do Deputado Levi Olímpio.

Apesar disso, na qualidade de então Secretário de Planejamento (cargo esse que cheguei a pedi demissão, por motivos pessoais), não posso concordar quando o ilustre amigo diz que naquela administração nada foi feito. Mesmo porque trabalhei bastante naquela oportunidade, alem de fazer diversas viagens para tratar de assuntos administrativos, inclusive à capital federal.

Infelizmente a Administração de Azenete só e lembrada pelos pombalenses em sua fase negra. Mas é bom lembrar que durante àquela gestão foi implantado a eletrificação de boa parte das comunidades rurais de Pombal, como exemplo posso citar a rede elétrica do Juá e Estrelo. Também naquele período foi iniciada a urbanização do Bairro Vida Nova, com construção de escola e de pavimentação e de esgotamento em diversas artérias daquele bairro. Foi executada a última reforma das Praças Getulio Vargas e do centenário, inclusive com a construção de uma fonte luminosa, que foi desativado no 1º governo do Dr. Verissinho. Construção de Escolas em diversas localidades da Zona Rural, a exemplo de Maria do Santo e São Bento II. Construção e Aquisição de Equipamento para o CAIC, inclusive com a pavimentação da rua que lhe dar acesso (A partir da linha do trem até aquela escola). Foi construída a pavimentação que dar acesso ao Fórum. É preciso lembrar que naquela administração foram Construídas as adutoras e Implantação das Redes de Abastecimento de água dos Distritos de Cajazeirinhas e de São Bentinho (em Convênio com o Gov. Estadual). Também não se pode esquecer que foi durante o Governo de Azenete que, graças a intervenção do Dep. Clerot, conseguimos a Implantação do Tiro de Guerra em nossa cidade.

Eu ainda poderia citar muitas outras obras e ações do governo Azenete, pois mesmo levando em consideração que aquela administração só funcionou os dois primeiros anos, tenho dúvidas se a administração que a sucedeu tenha deixado um elenco tão grande de realizações.

Atenciosamente,

Jose Tavares de Araújo Neto

Anônimo disse...

Boquinha, deixe de ser babão.