Hoje é o dia das eleições 2008

Hoje é o dia das eleições 2008

ESTARIA O REI NU????

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Para se fazer comparação é fundamental que se eleja um referencial. Para se comparar a capacidade administrativo de um Administrador Público, mais notadamente de um prefeito, este referencial terá que ser, necessariamente, o seu antecessor.

No caso da cidade de Pombal, desde 1988 com o advento da nova Lei Máxima, não houve para seus sucessivos prefeitos, muita dificuldade de se fazer esta comparação, mesmo que estes vivessem mergulhados na eterna letargia.

Foi a partir da citada data que começou a se fazer uma melhor distribuição dos repasses federais e estaduais, com as descentralizações, principalmente da gestão da Saúde, com a obrigatoriedade de se investir certos valores mínimos destes repasses, na saúde e na educação, que os prefeitos se viram obrigados a apresentar, se não obras acabas, pelo menos a sua pedra fundamental ou, melhor dizendo a sua "intenção" de fazer, mesmo que esta obra nunca viesse a se transformar em equipamentos a serviço dos comunas. Sendo assim, mesmo que não fosse do seu interesse, e nunca o é, o administrador é obrigado ter obras para apresentar a CGU em uma possível auditoria.

Se observarmos bem a cidade de Pombal, sequer, nas últimas administrações esta minoria de obras, mesmo que de faz de conta, vinham sendo atendidas.

Observa-se que, até a administração anterior a efémera gestão petista, a cidade, não só deixou de receber novos equipamentos, como perdeu o que já tinha tal como a Maternidade Sinhá Carneiro que acabou por fechar suas portas; depreciação do Grupo Escolar João da Mata e precarização do Colégio Arruda Câmara etc. Poucas obras mesmo as de verbas federais e estaduais chegaram por lá.

O prefeito anterior a gestão petista foi matéria na "Revista Isto é", por um motivo que mais tarde o MP mostrou ser um equívoco: a honestidade e também por ser o único prefeito na Paraíba a ter mais de um Milhão de Reais em caixa, estando ainda com todas as contas em dia.
Em relação a sua honestidade a justiça dirá a verdade, porém, se vangloriar de ter dinheiro em caixa não é muita coisa quando os salários, mesmo pagos em dia, eram inferior a mínimo permitido, ou quando em oito anos pouco se teve de bom para entregar ao usufruto da sofrida população, há não ser algumas sestas básicas, ás vésperas dos pleitos eleitorais.

Mesmo assim, se comparado as administrações anteriores o então prefeito aparecia nas pesquisas, e isto refletiu na hora de fazer o seu sucessor, como sendo o melhor prefeito que já ocupou a Prefeitura Municipal de Pombal.

Mas, como dito no inicio deste texto, não havia, num passado recente, nenhum referencia comparativo. Ele era comparado apenas com ele mesmo. Era o rei e desfilava impávido pelos tapetes do poder como sendo o novo Marquês de Pombal.

Eis que, a partir do momento que o seu sucessor, ao se libertar das amarras do seu criador e enxergar uma forma nova de se administrar, quebrando as amarras que ainda lhes prendia ao ancoradouro do antecessor, em apenas um ano e meio, trouxe a cidade de Pombal para o cenário estadual e nacional. E ele, o petista, já tinha ali um comparativo forte que eram os oito anos da administração anterior, mostrou que o rei não tinha estas cores todas.

Mostrou que a majestade do rei era de "Pirro" e não resistiria a um grito do meio da multidão. E eis que alguém ousou gritar: . O rei tá nu!!!

Precisou apenas de um administrador e de poucos meses para desnudar o populismo do rei.
Hoje povo sabe que não eram tão belas as vestes do rei. Na verdade o povo sabe que não havia nenhuma veste cobrindo as vergonhas do rei, por que do rei sempre esteve nu.

Por Jerdivan N. Araujo

0 comentários: